FELICIDADE SEMPRE PERTO


A  MAOR FELICIDADE É A QUE ESTÁ MAIS PERTO...

A  maioria de nós, seres humanos, vivemos a emitir promissórias da própria vida. Freqüentemente, sacamos sobre o futuro, ou revolvemos as moedas do passado, com validade vencida. Tanto uma atitude quanto a outra faz abortar o presente.
            Seria de bom alvitre cada qual fazer um balanço de sua própria vida. Este dia que ora transcorre já morou nos sonhos. Foi embalado em nosso ontem pelo ideal projetado para o dia atual. Mas este dia que ora flui montado sobre os ponteiros do relógio, infelizmente não veio da forma imaginada.
            Tanto isto é verdadeiro que, assim como milhares de outras pessoas, enxergamos mas nem vimos a beleza do sol nascente com o canto dos primeiros pássaros da manhã. Ou nem percebemos se a chuva acariciou a relva ao abrirmos as janelas de nossa casa.
sto porque, tempos atrás, seguindo um hábito em linha reta, já tentamos viver este dia, em um outro dia qualquer. Assim, foi sobreposto este futuro, que será passado, sobre o ontem que deixamos de viver pensando no dia de hoje.
Auto-observação
Somente mediante uma acurada observação de nosso próprio modo de ser e de viver é possível mudar este hábito de deixar os bons momentos para o dia seguinte. Temos de mudar o costume de lançar nossa tenda no futuro. No ato de programarmos o porvir empregamos mal o presente. E não só isso, maltratamos o dia que passa como se ele não tivesse a mínima importância.
            Esta atitude, no entanto, é compreensível,  se analisada sob um aspecto fundamental: o senso natural de imortalidade. Como disse Jesus Cristo, ratificando as palavras de Davi’’vós sois deuses’’.
Mas enquanto seres humanos...
Por outro lado, nossa vida humana individual, nos faz partícipes de um cenário limitado.  Assim como, quando  em criança, brincávamos de pega-pega , amarelinha, peões e pipa, a vida humana, sob sua feição terrena, tem uma escala de momentos a ser vivida. Pouquíssimas pessoas sabem desempenhar o seu papel nesse jogo, ou brincar nesse brinquedo. O bem viver o dia presente é administrar bem  os  pensamentos, pensamentos e emoções de cada minuto. É  dar agora o abraço mais forte. Dizer a melhor palavra. Fazer a mais expressiva demonstração de apreço e a oferenda de nossa mais elevada gratidão. Falar com todas as palavras do nosso afeto aos que nos circundam. É colocar na ação deste momento o empenho mais entusiasta, a fé mais veemente, a atenção mais acurada, o nosso próprio ser, como um todo, neste dia que não voltará mais.
Sem medo de ser feliz !
            Pelo fato de cada ser humano dispor   de uma inata predisposição à felicidade, sob os aspectos  instintivo, mental e espiritual, fica evidente que  fomos  talhados para realizar  o melhor de nós  mesmos na face da Terra. Esta sublime tendência, às vezes nos conduz  à busca de estar  feliz em vez da busca de  ser  feliz. Nessa busca incorreta,  acabamos, temporariamente,  por nos perder  a nós mesmos. Sem nós, não há a  mínima  chance de qualquer  felicidade. Quando nos direcionamos na busca dos valores espirituais, aí  sim, somos e vivemos verdadeiramente felizes, ainda que atravessando períodos de turbulência. É para esta procura que fomos talhados por Deus ,a fim de levar avante o Seu projeto de eternidade, feito com os tijolinhos de cada dia de nossa existência.

            Geraldo Peres Generoso - FRC


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...