CADERNO G - 18/11/2009

DO MEU DIÁRIO DE 18 DE NOVEMBRO DE 2009
QUARTA-FEIRA - 23:00

São 23 horas. Os motores rangem nervosos na rodovia próxima e são audíveis, também, alguns veículos mais escandalosos, que passam na rodovia SP 270, um pouco mais distante, mas em linha reta não tão longe.

Já caiu uma chuva no entardecer de hoje. O céu se derramou sobre o nosso pedaço até por volta das 20 h. Uma chuva que lavou a alma da cidade, mas sem causar qualquer apreensão, mesmo nos mais temerosos a tempestades.

A nota triste que pautou o dia foi o falecimento do Prof. Jairo Giacomini, a quem meu filho chamava, com justa razão, de mestre. Ministrava aulas de física e matemática na ETEL, uma escola de eletrônica que é modelo em todo o Brasil e com vários de seus alunos, nela formados, a se revelar grandes profissionais mundo afora.

Diante desse mistério insondável da desencarnação, ainda que anunciada no caso do professor Jairo, por conta de um pertinaz câncer na próstata, não deixa de se traduzir em grande abalo na rotina da nossa pequena cidade.

Ante o sofrimento, a via dolorosa em que se resume tal enfermidade, obviamente mestre Jairo descansou desta via crucis. Por outro lado, nosso  egoísmo, decorrente de nossa limitação de  sentido espiritual pleno, nos insinua uma enorme sensação de vazio.  É uma perda dolorosa, que se sente e não se explica, e ainda que explicada, não deixa de nos doer bem fundo na alma.

Todavia, as lições que ele deixa, como professor e como pessoa, anda permanecerão perpetuando seus frutos de conhecimento, como poucos mestres são capazes de oferecer aos seus pupilos.

Um comentário:

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...