RAIO X DA MAIORIA DOS BRASILEIROS


RAIO X DOS ELEITORES BRASILEIROS
     A expressiva adesão ao candidato à presidência do Brasil, Jair Bolsonaro, explicitamente revelado como de Extrema Direita, dá para se retirar ilações – ainda que relativas – sobre o perfil do povo brasileiro, a partir do que confirmaram as pesquisas eleitorais.

     Em parte, que não é possível avaliar, a grande revolta dos brasileiros em geral é contra a corrupção que se revelou, mediante uma operação legal, a “Lava Jato”. Essa operação policial-judicial trouxe à tona, mediante delações premiadas aos réus que revelaram e revelam  desvios de recursos públicos, uma verdadeira ojeriza aos políticos em geral. Em resumo, os eleitores brasileiros se desiludiram da Política, como arte de legislar e governar. Até certo ponto isso se faz compreensível, pois as irregularidades verificadas e, na maioria, provadas, justifica esse desalento.

    A “Lava Jato”, ainda viva e atuante, apenas revela o óbvio. Estas patifarias não vêm de agora.  O Brasil não é servido por políticos de índole correta, entre a maioria. Até mesmo para se manter no cargo  e renová-lo “ad infinitum”, parlamentares sempre se dão à “negociações”, na expressão mais infeliz do termo. Tanto mais que o País conta com 35 partidos, o que não deixa de ser uma aberração e obriga o Executivo a negociações demoradas com os líderes partidários. Ou, quando não, até com acertos individuais de destinação de verbas para sustentar esses políticos. Políticos que imprimem à política um tabu, uma expressão pejorativa e mal vista, com toda razão.

    Ao despontar como candidato a Presidente, Jair Messias Bolsonaro bateu firme nessa tecla, alvejando o PT (Partido dos Trabalhadores) liderado pelo ex-presidente Lula. No governo do PT, mais propriamente no governo Lula, o Brasil experimentou mudanças sensíveis na promoção social: manteve o Bolsa=Família, não sem também amamentar o Bolsa-Empresas, no que de certa forma é compreensível, pois sem empresários que paguem não há assalariado que receba.

   De uma forma ou de outra, 8 anos de Lula foi um governo que, o quanto pôde, realizou uma sensível  distribuição de renda e alterou o perfil social do Brasil. Quando em 2002 apenas 17% das famílias brasileiras se contavam na linha de pobreza, em vários graus, atualmente esse patamar subiu para 36%.

  Fique bem claro que não é intuito deste articulista  defender as virtudes deste ou daquele governo, mas, tão somente, para concluir o que está embutido da expressão da preferência pelo candidato de extrema-direita, capitão reformado, muito afinado com as Forças Armadas, adepto da tortura, da ditadura militar que durou 21 anos no Brasil. Em resumo, encarna, na mente do povo brasileiro, a figura de um Messias ( e até mesmo trás essa expressão no seu nome completo.
    Esse “Messias” revelou-se, sem meias palavras, em subestimar a figura da Mulher, o que até gerou um movimento feminino-feminista engrossado por outros a protestar contra suas expressas convicções. Ademais, fez conhecida sua extrema homofobia contra gays e lésbicas (LGBT) e, para cúmulo do bom senso, é pela opção legal da Lei do Desarmamento (que dificulta os brasileiros a porte de arma de fogo. Isto num país com 63 mil assassinatos e que, lamentavelmente, coloca o Brasil, o conhecido campeão do futebol como oo campeão de homicídios.

     Com todo esse discurso, que foi o núcleo dos conteúdos que propagou, bateu na preferência de um eleitorado que, pelas pesquisas, parecer que o levará a ser o novo presidente da República.

      O quê isto revela, em termos de eleitorado? Descontados os que confiam no discurso contra a corrupção, tudo indica que o eleitorado brasileiro, a contar mesmo entre muitas  mulheres, aprovam a misoginia, o preconceito contra índios, negros, gays, lésbias e aprovação à tortura e adeptos do golpe  militar de 1964-1985.

    Por essa amostragem, é lamentável que nós, brasileiros, em sua maioria, tenhamos essa índole que destoa dos nossos hinos patrióticos, da “Mãe Gentil” com se denomina a pátria brasileira e, “entre outras mil, és tu Brasil, ó, Pátria Amda. Dos filhos deste solo és mãe gentil etc. etc.”
   
    Geraldo Generoso – Escritor
Rua Luiz Biaggioni, 45
18950-000 Ipaussu SP
F. 14. 9979 32511


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...