COMUNISTA ASSEDIADO



A Política tem dessas coisas ....


O “comunista” de Ipaussu


Eudóxio da Silva Mattos foi uma das figuras mais combativas de Ipaussu. Apesar da idade avançada, era um inflamado militante do velho MDB da cidade — que ajudou a fundar, ao lado de Alberto Maistro e outros.
Eudóxio tinha um discurso inflamado. Quando usava um palanque, franzia a testa, mastigava a dentadura,  e descarregava sua verve contra a ditadura militar. Talvez por isso, muitos acreditavam que o velho Eudóxio, na verdade, era um comunista enrustido. Ele próprio não fazia questão de desmentir a versão.
Em 1981, as oposições unidas (PMDB, PP, PTB, PDT e PT) organizaram um comício em Bauru, pedindo o fim da ditadura e o restabelecimento do estado de Direito. E lá estava Eudóxio, disparando contra o regime militar.
Sua postura chamou a atenção do MR-8 (Movimento Revolucionário 8 de Outubro), que passou a assediá-lo. Os “vermelhinhos” queriam Eudóxio como militante. Quando o ipauçuense viu que não conseguia escapar do assédio, tentou desmentir a pecha de comunista: “Olhe, meu filho, não sou tão vermelho. Na verdade, sou meio rosado”...

Publicado no Jornal DEBATE, exemplar 1082.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...