FORD MERCURY 1947 |
Conta-se que Henry Ford, industrial que implantou a fabricação em série de automóvel, dos Estados Unidos para o mundo, chamou certa vez um sindicalista para ver uma novidade impressionante.
- Veja esta máquina automatizadora que comprei: ela pule a lata, aperta parafuso, injeta a pintura na dose correta, solda, encaixa, faz tudo o que um operário faz, ou até melhor. E mais, faz isto muito mais rápido.
O sindicalista, curioso pelo invento, se mostrou pensativo diante daquela fada de aço e movimentos precisos, enquanto Ford, ainda não satisfeito, continuou a sua apologia ao incrível invento:
- E tem mais. Não tem férias, não tem abono de Natal, não pede licença médica e...melhor de tudo, não faz nem fomenta greve.
O sindicalista, em principio, concordou, sem querer dizer nada, com seu silêncio.
Ford o interpelou, para que ele desse sua opinão, como líder trabalhista. Ao que ele disse:
- Pefeito, patrão. Do jeito que analiso, o senhor terá que mandar inventar uma outra máquina para complementar essa daí. Terá que criar uma máquina que resolva um problema bastante sério para sua indústria.
- Francamente, não entendo o que falta. A máquina só falta falar - emendou Ford.
- Sim. É realmente deslumbrante, mas o senhor precisa inventar máquinas que comprem os seus produtos: automóveis e peças que ela fabrica tão bem.
PANO RÁPIDO.
Nós do Século XXI (já mesmo a partir do século passado) nos encontramos nesse beco sem saída. Analisar alguma desvantagem da tecnologia é um tabu, um pecado capital. Principalmente para o capital (financeiro).
Mas as estatísticas mostram que essa progressão, que começou eliminando telefonistas e outros profissionais, acarretando também a perda indireta de vagas de trabalho, é um fato a ser considerado.
Seria de bom alvitre que os empresários aficcionados por automação pensassem que, na medida em que diminuem o número de empregados, também eliminam os próprios fregueses.
----------------------------------------------------------------------------
UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AOS AMERICANOS DO NORTE POR SE REVELAREM NO MEU MAIOR NÚMERO DE LEITORES. ISSO REALMENTE ME FAZ GOSTAR AINDA MAIS DOS ESTADOS UNIDOS, A MAIOR DEMOCRACIA DO PLANETA.
Geraldo Peres Generoso - São Paulo - Brasil - january 2017
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!