TODO TERRÁQUEO É UM FORTE

MESMO JOGADO NUM VALE 
DE LÁGRIMAS, O HOMEM
ESCALA MONTANHAS
E  EDIFICA ARRANHA OS CÉUS.

Planejei há tempos escrever um livro sobre como seria a visão de visitantes de um outro planeta ao nosso velho planeta Terra. Mais propriamente imaginei esse suposto (mas provável) grupo de cientistas, a analisar lá de cima o que ocorre cá embaixo no neste mundinho de Deus.

Seria (ou talvez seja, se tempo de vida houver) um relato com tons humorísticos, irônicos e contraditórios no entener desses curiosos alienígenas.

A princípio, em uma favela, bairro bem pobre, está para nascer em um barraco uma criança. O barraco não dispõe de iluminação. E há uma mulher em trabalho de parto. A polícia chega, com potente lanterna e adentra o recinto. 

A emergência é tal, que os policiais realizam o parto e, um soldado feminino entusiasticamente exibe o bebê como um troféu.

Dali a pouco, eis que esses mesmos policiais se deparam com bandidos, logo ali na comunidade pobre, e são obrigados a sacar das armas e fazer uso. Isso desmonta os "asturianos". Eles ficam encabulados ao constatar o contraste que existe naquela profissão de policiais.

E assim ocorrem muitas e muitas contradições. Eles supõem que Motel é local destinado especificamente à concepção. E aí descobrem que o que mais se evita em tais recintos é isso.

Permanecem longo tempo a estudar diferentes questões do cotidiano do mundo e dos momentos especiais. Mas chegam a uma conclusão surpreendente.

Para eles, os terráqueos são seres muito valorosos. Defrontam-se com a morte a cada passo, vestida de perigos os mais diferentes. Têm consciência de que, ao fim e ao cabo, só lhes resta morrer ou envelhecer e, aos poucos, chegar à mesma fatalidade.

E tudo isso, sem que tenham, como eles, asturianos, a certeza de que Deus existe e a consciência de que sempre está presente em tudo e em todos.

Perdas sobre perdas, decepções sobre decepções, destino de se caminhar para o nada, aos que não primam pela espiritualidade, e que aliás, são raríssimos em número e qualidade.

Com tudo isso, o planeta Terra insiste na pessoa de seus habitantes, em avançar, em progredir, em consolar-se e olhar sempre com visão renovada a cada amanhecer que acontece no horizonte.



Geraldo Generoso Ipaussu -SP - Brasil -30 de  outubro de 2017



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...