O DECÁLOGO DIVINO -10 MANDAMENTOS

Até o momento, à altura deste 3.o milênio, esse código de ética, atribuído a Javé, escrito numa táboa entregua a Moisés, ainda não foi superado. 

   Um dos fatores que os protestantes, hoje cindidos em várias seitas, é sobre a Idolatria. Literalmente entendido como a devoção a ídolos. 

  No entanto, essa questão de adorar ídolos é muito contestado pelos católicos, porque eles veem apenas a imagem como um símbolo. Que aliás, na maioria das vezes não coincide com o alvo de suas devoções. 

    Todos sabemos o quanto os judeus se abstinham de artes plásticas. Daí a figura de Jesus Cristo não pode ter sido retratada em hipótese alguma. Não havia fotografia, Israel não se ocupava de pintura e, de escultura, nem pensar.

  Portanto, o mandamento de "AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS E NÃO TERÁS OUTROS DEUSES DIANTE DE MIM", certamente faz com que muitas pessoas religiosas, ao entender essa ordenação ao pé da letra, não se preocupam em cultivar um séquito de ídolos.

Ídolos que até parecem úteis, aprovados e até louvados por tantos carolas e fanáticos pela Bíblia. 

Neste quadro se situam os amantes do dinheiro, do luxo, da luxúria e, curiosamente, até do trabalho. 

E o que são todas essas coisas, quando colocadas como sentido supremo da vida, deixam de ser ídolos. Até mais perniciosos e reporváveis para quem venera  uma imagem da Virgem Maria ou um crucifixo de Jesus Cristo.

Qualquer benquerença que se coloque acima de Deus é uma idolatria. Porque nada permanece. Na vida, as coisas mudam como as nuvens do céu. Tudo é mutável e perecível.

 Mesmo as coisas e pessoas mais formosas, trazem suas limitações naturais e sua fatalidade decretada, mais dia, menos dia. 

Amar a Deus é abrir uma via para o Infinito Amor que Ele mantém com cada criatura. Deixou este mandamento a nosso favor, como os demais 9 mandamentos, todos para que tenhamos uma vida nos conformes do Bem e da Justiça.

Claro que Deus não precisa de nosso amor, tão pequeno, tão limitado, tão tímido e tão volúvel. 

Essa ordem para que O amemor acima de todas as coisas tem o condão de nos abrir uma via para conviver com o Amor eterno do Pai Celestial.

Aliás, é até uma condição básica para se cumprir as demais indicações com mais facilidade. Quem ama a Deus acima de tudo, é incapaz de matar. Nem passa por essa tentação. É incapaz de furtar, de roubar a mulher do próximo ou cobiçar-lhe os bens e valores.

Nesta postagem destaquei este Mandamento e comentarei sobre os damais. Mas este é o básico, o fundamental, na vida até mesmo de um ateu. 

Ainda que este descrente não acredite na existência de Deus, nada o impede de amá-Lo pelo simples levar um viver correto e respeitar a Natureza, onde Deus colocou todas as Suas Mãos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...