FELICIDADE RACIONAL

A Importância da Racionalidade


A felicidade, pouquíssimas vezes, apesar da inflação dos livros  sobre auto-ajuda, se faz num objeto de estudo e análise.  Freqüentemente as ciências e o conhecimento de modo geral nos sugerem coisas e situações que nos fazem felizes. Ou melhor dizendo, a tal nos motivam.  Mas quantos não podem afirmar o quão difícil se mostram o poder abrir os portais dessa cidade sagrada.
            Quanto a nós, rosacruzes, ao longo da História,  enfrentando os naturais solavancos dessa longa jornada,  somos  uma exceção nesse quadro caótico. Nossos passos, em determinada medida, se cadenciam de forma diferente dos passos do grosso da humanidade. Longe de nós qualquer pretensão em sequer sugerir que tal condição nos faça melhores do que quaisquer outros grupos de pessoas. A diferença reside no fato de que mantemos consciência do porquê da senda, que sempre procuramos iluminar.
            Em remotos tempos, foram de nossas mãos que saíram as primeiras tochas, ainda no Velho Egito, sob grutas camufladas. Sabíamos já, nessa época, que de uma gruta tosca de Belém, haveria de surgir a Luz do Mundo.

Meditação e Análise


            A grande inscrição no Templo de Delfos, “Conhece-te a ti mesmo”, mais de uma vez tem sido incorretamente interpretada em sua significação exata. Essa advertência não se resume em um aspecto meramente filosófico. Atravessa os milênios como uma chave universal, capaz de abrir qualquer coração.
            Conhecer a si mesmo não se reduz ao mero conhecimento do temperamento ou caráter. Consiste em saber,  como os dizeres bíblicos de João: “Maior é aquele que está em vós do que aquele que está no mundo”.  Isto se resume em conscientizar, bem no fundo da alma, que Deus habita o interior de cada pessoa. É o lado de nossa dimensão cósmica indefinível, uma com o Universo e perfeitamente integrada com a Mente Divina.
            Aí reside o segredo dos segredos. Basta buscar essa Presença no silêncio, que é a voz de Deus e de todas as coisas. Assim encontrará o maná perene que não se desfaz com o tempo e nos coloca ao abrigo de todas as tempestades. A cavaleiro de todos os temores.

Amor – Segredo  de Felicidade


Sempre e sempre a maioria das pessoas envereda-se pela via inversa da verdadeira arte de ser feliz. Isto ocorre quando se admite que o estado feliz consiste em a pessoa sentir-se amada. Isto é o mesmo que a lesma crer que o caracol é o seu mundo. A esta altura, as palavras por si mesmas não alcançam exprimir a verdade de forma cabal e definitiva. Mas a prática a torna óbvia  a quem desejar a comprovação, bastando cultivar de forma ativa, permanente e dedicada, o amor que a tudo redime.
No momento mesmo em que liberamos o amor de nossos corações, integramo-nos com as forças mais poderosas do Universo e nos sintonizamos com as grandes potências criativas. Juntamo-nos àqueles seres iluminados e o nosso mundo se abre ao infinito. Assim se cumpre a profética promessa: “as mais altas inteligências estarão desejosas de nos servir”, tudo isto quando o propósito justificar essa ação das Grandes Mentes, ou mesmo a interação cósmica requerida.
O grande obstáculo a transpor, curiosamente, está no intelecto, tão inclinado e restrito ao mundo objetivo,  restrito a uma redoma  estreita e  acanhada .
Discorrer sobre o tema felicidade   é um desafio inevitável  em tentar abordar algo que é subjetivo e restrito a cada um, sob um ponto de vista genérico e até certo ponto universal. Mas é de se crer que a felicidade tem muito a ver com moralidade e responsabilidade. Pode-se perceber, num grau mínimo de esforço, quão pobres em felicidade são aqueles e aquelas que  desprezam os humildes e hostilizam os ignorantes.
Tentações no caminho
A grande tentação do rosacruz, já se disse, pode advir da presunção. É quando nos consideramos,  por nossa condição de buscadores, muito mais sábios e iluminados do que nossos irmãos menos afortunados que se debatem nas sombras da escuridão. Na verdade, quando nos tornamos rosacruzes, praticantes das máximas e ensinamentos dos Grandes Mestres, propicia a inevitável sensação de se estar colocado alguns degraus acima, em nível de compreensão da vida., não tem outra finalidade do que ajudar nossos irmãos nessa escalada em que nos é comum enquanto membros da raça humana.
Até por nos arrostar em nosso início tantos espinhos é que nosso  melhor preparo se nos fez possível e,  ato contínuo, capazes de espancar as sombras ao nosso derredor.
Portanto, a regra de ouro é AMAR. No sentido dinâmico e positivo. A fórmula parece simples, no que concordo com os que assim ajuizarem. Mas AMAR é uma disposição cósmica a que não nos podemos furtar. O progresso trouxe tantos novos expedientes na solução de praticamente todos os problemas humanos. Mas, apesar de tudo, só a água é verdadeiramente capaz de nos matar a sede e, dessa forma, nos manter a vida. Pois o amor pode ser comparado à água, como fonte de vida que nos preenche na eterna renovação do progresso sem fim a que Deus nos destinou.



 
Spiritual trainer



Geraldo Generoso – 

18950-000 Ipaussu-SP
FONE (14) 3344.1260







0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...