DIFERENTES MODOS DE ORAÇÃO

ORAI SEM CESSAR

GERALDO GENEROSO - BRAZIL

     Aos amigos e amigas que leram minha última postagem, em que de modo subjetivo orei a Deus para obtenção do dom da fé, gostaria de dar sequência a esse tema fundamental da vida de cada um de nós sobre a face da Terra.

     Vamos nos ater ao que disse Jesus Cristo, o Mestre dos Mestres, sobre essa prática indispensável a quem quer realmente encontrar uma sintonia com o Poder Infinito, a nós sempre de prontidão para acolher as nossas súplicas em muitos momentos da vida.

     Uma das advertências do Divino Mestre foi a de que não adotássemos a postura farisaica de orar, em alto e bom som,  nas praças para aparentar aos demais nosso fervor e nossa devoção.

     A rigor, hoje talvez não sejam encontradiços tais tipos de pessoas pseudo-religiosas, até porque -  falando em termos do meu país, o Brasil - hoje não constitue status e destaque a pessoas que porventura possam se dar aos demais a impressão de serem virtuosas por entoar cânticos e orações nas ruas e praças das cidades.

    Ocorre hoje uma diferença do mundo, de modo geral, do que então ocorria em Israel, quando a religiao judaica mantinha grande influênia sobre a sociedade de então.

     Hoje, literalmente, oradores são aqueles que proferem discursos e não literalmente aos que oram e rezam propriamente ditos estes verbos. Estamos a viver uma era de materialismo onde o poder é tão e unicamente sinônimo do dinheiro. Lamentavelmente, é assim.

   Contudo, longe de mim tentar retificar a sábia recomendação de Jesus Cristo sobre nos orientar para que "Entre em seu quarto e ore ao teu Pai que vê em secreto e Ele te atenderá nas tuas preces."

    Também sem pretensão de acrescentar qualquer adendo a essas santas, sábias e consoladoras palavras do Mestre Jesus, entendo que esse conselho "entra em teu quarto" signifique entrar dentro de nós mesmos, de nossa Consciência e ali buscar a conexão com o Poder Infinito.

   Na mesma Bíblia, lemos a recomendação "Orai sem Cessar", o que em certo ponto pode conflituar com a recomendação de Jesus quanto evitar muitas palavras em nossas orações quando nos dirigimos a Deus.

   Claro que um estado permanente de Oração não se reduz ao uso de muitas palavras. Alguns até acreditam que possam dar conselhos a Deus ou fazer conhecida dele a sua dor ou sua premente necessidade. 

    Obviamente, Deus, como Pai, único verdadeiramente digno desse título, conhece nossas necessidades e a urgência delas bem antes de nós e até da intensidade real das mesmas.

     Mas, antes que me estenda mais nesta postagem, gostaria de frisar que nada nos impede, e é sumamente benéfico a cada pessoa que busca contato com Deus, de com Ele conversar e desabafar. Pode estar certo que nem na Terra nem no Céu há ouvido mais atento à sua voz, seja em agradecimento seja em clamor por alguma Graça.

    A Psicologia - sempre a explicar mas pouco a resolver - poderá arguir que o fato de colocar para fora, em palavras, a sua angústia ou seu  estado de espírito abalado, pode não passar de um desabafo que lhe fará bem, sem qualquer conotação mística.

    Na realidade, vejo por outro viés esta explicação um tanto superficial, já que a ciência (e Psicologia é uma ciência humana), vai um pouco acima de um simples alívio por via das palavras dirigidas ao Criador.

    Liberal como nos permite concluir que seja Deus, por Sua iniciativa de até nos conferir (pasmem) o livre arbitrio, certamente Ele também se faz, não só naquele que com sua Palavra criou o Universo e todos os mundos, mas também é um ouvinte. Somos parte Dele. Como nos ensinouu São Paulo: "somos de Sua genealogia", isto é, descendemos Dele.

   Desde tempos imemoriais, ainda que talvez não em "carne e osso" fomos uma ideia na Mente Divina que houve por se manifestar neste plano terreno e, daquii, para a eternidade.

   Portanto, internautas que me leem ( cada vez em maior número). Não se acanhem em conversar e expor todos os seus problemas e esperanças ao seu Criador. Como tal, ele é responsável por você como mais ninguém em lugar algum.

   Muito resta a dizer na próxima postagem. Mas, por ora, fiquemos por aqui. Se quiser e tiver alguma inspiração para falar alguma coisa, use o espaço dos Comentários, que serão sempre muito bem vindos.

   Paz seja com cada um de vocês, neste domingo, dia 29 de julho de 2018, aqui no Brasil.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...