E O PASSADO VOLTOU....


Dos tenros anos vividos no calor dos bancos escolares, guardei e resguardei o mais que pude o melhor desse tempo de minha vida. Como rebroto vigoroso que rebenta em plena florescência, a vida não se resumia num simples ver o tempo passar. A mocidade nos faz incendiar as calorias. Até mesmo, e principalmente, as do coração.

Em meus apenas 18 anos, ainda na descoberta da magia  do amor, o mundo se me fazia encantado ao redor.Principalmente ornado por uma adolescente, em seus trajes de saia azul e blusa branca, bem ao feitio de uma canção que ia dando lugar a outras da então "Bossa Nova".

Todas as músicas me falavam da musa jovem e querida, tão sem igual naquele amor tão simples. Havia canções a mencionar a "garota papo-firme"; "detalhes", e tantas outras. Eu me perguntava como era possível o Roberto e Erasmo Carlos, o Wanderley Cardoso , ou mesmo o Odair José  compor músicas tão coincidentes com os meus sentimentos de então.

 Ao ver a Zenaide, - e sempre a via, favorecido pela condição de  vizinho, - o coração disparava e a voz não saía. Era o amor acontecendo sem acontecer nada, sem ficar ou sair com ela.Ainda assim ,eu experimentava aquele sentimento estranho de a considerar  a minha alma-gêmea. Tudo nela se revelava em graça e ternura:- a voz, o andar, os trejeitos e os olhares furtivos, o modo brejeiro adivinhando ou ciente de quanto era querida.

30 Anos Depois...

Um belo dia, em viagem com meu amigo Hélio Brisola, retornei à cidade onde estudei e debutei o coração nas artes de Cupido. Trinta anos se foram desde que deixei aquele lugar. Já mal conhecia as ruas, apagadas de minha memória.
            Como o carro apresentasse um defeito na correia de ventilação do gerador, optamos por perguntar a alguém sobre a possibilidade de, naquele domingo, encontrar, de preferência por perto, um mecânico que nos consertasse o veículo.

            Uma mulher, do outro lado da rua, mantinha-se de costas para nós enquanto consultava os trocados da bolsa para pagar um sorveteiro. Ao seu lado três crianças, na faixa dos 4 a 6 anos de idade. Chegamos para mais perto à busca da desejada informação.Conferi nas feições algo que me afirmava ser Zenaide. A Zenaide que agora o perpassar do tempo me devolvia, despida de todos os atrativos, a falar com as crianças em tom suave e meigo, que só ela sabia expressar :

            - Julinho, olha a rua. Cuidado. Marisa, você está derramando sorvete no vestido.
             - Vovó, esses homens querem falar com a senhora.

             Era a Zenaide, agora avó, que o tempo cobriu com as marcas de que é useiro e vezeiro.
Olhei pelo retrovisor. Tentava, talvez, enxergar o passado que se evaporara de repente levando a colegial e devolvendo uma anciã.

          Vi apenas meus cabelos ralos e igualmente brancos, como se minha face se postasse a uma janela  para constatar no que resultaram minhas moças ilusões. Desci do veículo e cumprimentei-a . Mencionei o que  desejava e ela nos informou:

            - Meu marido é mecânico . Até se aposentou e agora é autônomo. O difícil será tirá-lo do televisor, mas ele vai dar um jeito pra vocês.
          O bom velhinho, meu ignorado rival,  nos deu expedita solução no conserto do veículo.
          Na despedida, numa imensa saudade de Zenaide, ou quiçá, de mim mesmo, senti rolar grossas lágrimas e me indaguei :           

- Quem disse que o passado não volta ?

 

·        Geraldo Generoso é escritor. E-mail
                                                                                                braunaster@gmail.com

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...