21/11/2009 - 01H00 - CADERNO 'G'
Sábado, 21 de novembro de 2009
Faltam 20 minutos para a uma hora da manhã. O silêncio impera nas cercanias, só quebrado pelo ladrar de cães. Meus ouvidos dizem latir dos extremos sul da Vila Nova.
O ruído de motores parece provir da Rodovia Raposo Tavares, que corta perpendicular a via João Baptista Cabral Renó, que passa praticamente ao fundo de meu domicílio, onde praticamente morre a minha rua.
A manhã se mostra fresca. O céu se recobre de um manto negro por inteiro, sem o luzir de um único astro. Permaneço aqui, com a caneta suspensa por pingos de letras que relutam saltar para a folha em branco do caderno.
Os dias transcorrem numa rotina de marcas próprias, com movimentos repetitivos, qual o pêndulo de um relógio. Levantar por volta das 6 h, depor a chaleira com água sobre o fogão.
Lavar o rosto e aguardar a chegada da secretária Ivana. Esperar mais um pouco para que a água ferva e assim abrir o novo dia com o primeiro café matinal.
Não há maior heroísmo do que suportar a rotina, como clichê insistente a nos levar sempre a fazer o mesmo do mesmo por dias, meses e anos sem fim. Mas hoje é sábado.
A rua, pelo que me revela o sentido da audição, está órfã de passos. O silêncio agora rege soberanamente na madrugada a ele recolhida.
........
O sábado amanheceu arejado por um vento leste. No dia fresco, a esta altura das 07:10 H, o céu se apresenta revestido de prata fosca, abundante de nuvens, em anteparo à luz do sol.
Aqui, em retiro bem arejado, melhor conviria uma parede, em anteparo ao vento que às vezes extrapola a medida do desejado.
Enfim, a vida chegou, mais uma vez, após o sono de mais uma noite. O sábado, que significa descanso, mais ainda sugere essa providência.
. Bastarão nossos olhos para enxergar o novo, mas muitas vezes a preguiça nos acomoda a apenas ver e ouvir o passado, onde já não somos mais sujeito das ações, mas um simples voyê de momentos que já se foram.
Mas hoje é sábado...que até ganhou um lindo poema de Vinícius de Moraes.
Postado por
Geraldo Generoso
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!