CADERNO G, 19 JAN 2010

Diário, Terça-feira, dia 19/01/2010

O relógio já assinalou as 12 badaladas da meia noite. E, por uma convenção forçosa, já estamos no dia 19, mas de mentirinha.O véu da noite está espesso e, para todos os efeitos, já é um novo dia.

E para completar, na verdade, agora seriam 23 h pelo horário real, mas o horário de verão acaba imperar, alterando até mesmo nosso relógio biológico.

Para os lados da Rodovia SP 270, Raposo Tavares, o movimento apresenta-se mais acentuado do que na via aqui mais próxima, a João Baptista Cabral Rennó.

O dia que passou foi muito rico na leitura do livro "Cícero", do autor ROBERT HARRIS, em que ele diz se apoiar nos registros de um escravo do grande advogado romano, de nome Tiro. 

As horas voam lépidas nessas leituras. Poucos livros me marcaram tanto e me prenderam a atenção como esse. Senti-me como se estivesse no Império Romano, cuja política não difere muito da de todos os lugares em todos os tempos.

Embora não viva, atualmente, de forma direta a atividade política,ler Cícero foi um puxão para o passado que considerei agradável e de gratas recordações.

Entre todas as atividades humanas,a política é a mais inexata e, talvez por isso mesmo, a mais fascinante. A ponto de às vezes se transformar num vício. 

A atividade política não se exerce por cérebros e corações ociosos. Seu dinamismo e imprevisibilidade exige argúcia e um séquito de qualidades,em que se deve saber a hora do ataque e do recuo.

As reuniões com os aliados, a pugna com os adversários, as eleições sempre movimentadas. O mais bonito na política é o fato de a mesma estar sempre polarizada no sentido de lutar pelo destino das demais pessoas.

E aí precisa um grande senso de proporção, para não cair no paternalismo, no fisiologismo e outros ismos nocivos que são caricaturas da política, como arte e ciência de governar.

Como afirmou Cícero, de quem tomo de empréstimo o arremate desta página: " a política é a própria história em movimento".

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...