NÍVEIS DA ESPIRITUALIDADE


Não há como negar que a vida no planeta Terra é um campo de provas. Independente de bens, mesmo os internos como saúde, a alma em seu cárcere humano se vê, não raro, assaltada por fases difíceis, desafiadoras e, não raro, exasperantes.

Um detalhe que notei na saudação que Jesus Cristo usava constantemente para aos que ele saudava, entre gente de todas as classes, era "PAZ SEJA CONVOSCO."  Não por acaso, Cristo é o Príncipe da Paz, e a saudação costumeira calha bem ao feitio daquele que foi a mais alta expressão da divindade enquanto homem.

Desde tenra idade, nossos instrutores espirituais nos incitam a ter fé. A princípio, de tanto incutirem em nossa mente essa palavra (fé) tão pequenina como milagrosa, até mesmo quando  seu tamanho seja menor do que um grão de mostarda, vamos intelectualmente entendendo que é um recurso a nos permitir facear com as agruras de que a vida e o mundo são fartos neste Vale de Lágrimas.

O que trago à consideração do pessoal internauta que me prestigia neste despretensioso blog, é de que em  nossa espiritualidade experimentamos diferentes níveis, e que a verdade de São Paulo (apóstolo) de que "a fé vem pelo ouvir" se prende a duas facetas fundamentais da fé.

Aquela que vem do intelecto, em que lemos sobre as passagens maravilhosas dos Evangelhos, não há como não nos inspirar e elevar nossa alma aos páramos da crença. No entanto, quando nos valemos daquela estratégia vital de que nos falou Jesus Cristo "ORAI SEM CESSAR", de repente a PAZ nos alcança no SENTIMENTO. Já nem precisamos pensar a nossa fé, mas passamos a vivê-la.

É nesse estado que alcançamos aquele estado pacífico que excede todo e qualquer entendimento em nível terreno. Então somos capazes, sim, de AMAR A DEUS SOBRE TODAS AS COISAS, num primeiro momento.

Passo seguinte, com as forças que haurimos do Todo Poderoso (pois só assim somos capazes de tal façanha) podemos dizer com espírito e verdade que amamos nosso próximo como a nós mesmos. E aí pouco importa que nos levem a capa, que também daremos a túnica. Porque embutida nessa renúncia esta a fé que nos provê, por via DAQUELE que detém todo e qualquer poder na infinidade do Universo.

Portanto, medite sobre Deus e faça-se em instrumento da Vontade Dele. Aí será possível você SENTIR a fé em sua plenitude e aí ela se transmuta na paz que desafia a toda lógica e toda ciência ou mesmo a própria sabedoria humana.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...