Diário - Caderno G - dia 25.01.2010

Calculo estar à altura das 22 horas e alguns minutos. A chuva oferece uma pequena trégua, mas deve estar a cair em alguns pontos da redondeza. A atmosfera ainda se conserva umedecida pelas águas fortes caídas no início da noite.

A Natureza, em vários pontos do País tem-se revelado, ultimamente, uma mãe brava, furiosa até. Mais ainda no Haiti, com a hecatombe que assolou aquele pequeno e país da América Central com tremores de terra devastadores.

Ante essas emergências não há como não se envolver em meio a tais imagens aterradoras, pavorosas, dantescas mesmo. Porto Príncipe bem retratou o próprio inferno, ao trazer a desolação coletiva, em massa, de força desgraçadamente superlativa.

Tudo indica que o planeta está envelhecido. Mais ainda pelos maus tratos com que a humanidade irresponsável o aflige em todos os quadrantes. 

As camadas mais pobres da população, por inépcia e por conta da necessidade, invadem áreas de risco. Ali erguem seus arremedos de casas. Isto ocorre, mormente, em todas as grandes e médicas cidades. Das autoridades, que era de se esperar uma disciplinação e ordenamento urbano, só se obtém vista grossa. 

Ano a ano as enchentes se sucedem. E o que é pior: cada vez mais graves e cada vez em mais lugares. Haverá uma grande economia para os cofres públicos se os governos - em seus vários níveis - federal, estadual e municipal investirem em medidas de prevenção. Urge fixar um rígido ordenamento de ocupação imobiliária.

Remover flagelados em tão grande número, como a que tem se obrigado os governos, representa um custo muito maior, sem um mínimo benefício. 

Claro que muito tem sido feito. Mas o que se fez até o momento é insuficiente para evitar tantos transtornos como se verificam em grande número de lugares, afetando populações inteiras com o flagelo das intempéries, que bem poderia ser contido por medidas sérias e responsáveis.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...