Diário do CADERNO G - 2010

Diário – Caderno G –  Sábado 23/01/2010

São 4 horas da manhã. Há apenas na estrada próxima (SP.225 – Eng. João Baptista Cabral Renó) um ou outro ruído de motor a beliscar a pele do silêncio.

Domingo- Caderno G – Domingo – 24/01/2010

O relógio martela 3 horas da madrugada. Pelo que a audição me permite discernir, há um razoável aumento de tráfego em ambas as pistas que servem  a este itinerário do sudoesta paulista.

            Talvez se explique o aumento do fluxo de trânsito por conta do feriado, aniversário da fundação de São Paulo, que se dará amanhã. Até esperava pela vinda do meu especial amigo Edson Rafael Paloni (ipauçuense radicado na capital), com sua troupe, mas, por conta das chuvas, preferiu não viajar cá para o interior.

            Ontem foi um sábado rico de atividades sociais. Durante a noite estivemos, a esposa Antonia e eu em casa de nosso admirado e respeitado amigo  Fernando Gonçalves Mendes Júnior.

            Todos nós temos carência de gente em nosso entorno. Bem o disse o filósofo Aristóteles que “o homem é um animal social, gregário”.  Na oportunidade transcorreram momentos agradáveis, reforçados por laços de respeito e laços afetivos recíprocos.

            Pessoas como eu, voltado para o lado místico a maior parte do tempo, necessitam, outrossim, buscar o equilíbrio entre o mundo de Deus e a dimensão do próximo.

            Trata-se de uma equação sempre fácil de ser armada, porque pessoas voltadas para o Espírito encontram praticamente toda sua constante complementação no mundo divino. Contudo, ninguém entre nós pode se fechar numa muralha particular e cerrar as portas para a vida e seu derredor.

            O senso do coletivo é tão necessário, ou até mais, do que o limitado senso pessoal, subjetivo de cada ser humano. Para as pequenas e grandes coisas do meu viver, invariavelmente me confio aos cuidados do Todo Poderoso.

            Por isso mesmo, tenho refletido ultimamente no seguinte: esta mesma Graça que me assiste como ente, como um ser individual e único, não me discrimina do contexto social e humano de que sou parte indissociável.

            Cada homem tem a obrigação intransferível de ser a luz do mundo e essa Graça implica num contato inevitável com cada um de seus semelhantes.

            Quando o Apóstolo São Paulo passou a vivenciar o Cristo dentro dele, poderia ter se extasiado em um modo absolutamente contemplativo, e destarte não cumprir sua missão como um dos maiores sustentáculos da fé e da esperança de milhões de pessoas milênios afora.

Nossa união consciente com Deus está sempre a nos advertir que o nosso próximo, o nosso semelhante, continua sendo o caminho concreto para que, com nossos passos, cumpramos nossa missão enquanto neste mundo terreno e, futuramente, no celestial.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...