HIPOCONDRIA E LONGEVIDADE

À medida que a ciência médica avança, as pesquisas com seus exames sofisticados de laboratórios, ressonância magnética e procedimentos miraculosos, as pessoas que têm fixação em doenças nisso veem um prato cheio.

 Se não são infinitos os assuntos sobre males físicos e mentais, pelo menos podem ser considerados ilimitados na mente de algumas pessoas.

Nada contra esses indivíduos, no pleno direito de exagerarem nos cuidados, em nome da liberdade pessoal, que é o asilo inviolável do peito e outras partes do ser humano, no que tange ao corpo.

Todavia, havemos de admitir que aqueles que se preocupam com doença, fregueses contumazes de drogarias, boticas e farmácias; habitués de consultórios médicos de todas as especialidades, geralmente não morrem cedo.

Embora essa longevidade possa ser considerada dolorosa, apreensiva e de sabor amargo (do fígado e da bílis e outras porções do organismo), resulta comprovado que vivem mais, ainda que não vivam da melhor forma.

A hipocondria, a rigor, entendo como uma doença psicológica, mas não endógena. Creio que ninguém nasce hipocondríaco.

Algum ancestral, talvez acometido de alguma enfermidade, passou a observar-se com regularidade e constância, vindo a influir nos descendentes de uma forma negativa.

Pessoas com esse perfil consideram uma saída da rotina ir a um consultório médico. E o profissional de medicina só é bom se for , cordial e, principalmente, compreensivo.

Longe de nos causar motivos de escárnio, o hipocondríaco merece, até onde a paciência aguentar, a compreensão dos amigos e familiares. 

A rigor, lá um determinado dia, em época incerta e não sabida no futuro, todos seremos obrigados a dizer que ele tinha razão: 

Conforme profetizava continuamente, eis que em troca do fim das doenças, aceitando ou não elas só se acabam, definitiva e totalmente com a passagem desta para melhor.

E como no céu não há doenças, por direta consequência, também não se encontram  hipocondríacos.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...