ARTE É VIDA EM CONSERVA

AFINAL, O QUE É ARTE?

A arte consiste naquele algo que se destaca, ou melhor, que alguém faz destacar-se do todo. Como parte integrante que é, propositalmente se distingue do conjunto contemplado, como som, imagem ou cores, e modernamente até mesmo como objetos, comuns ou exóticos.
     Assim é que, muito apropriadamente, as pontes, pontilhões, viadutos e área verde das rodovias são denominados obras de arte.
     Para toda arte expressa se requer o necessário “pano de fundo”, assim como todo quadro  contemplado insere-se numa tela e, passo seguinte, para completa-lo contém uma moldura, real ou imaginária,  que o delimita.


     Ainda que  necessariamente valha-se do socorro do pensamento, da imaginação e do sentimento, a obra de arte se resume em aprisionar tempo e espaços determinados, e o que eles contém, para a posteridade. Ou a deslocar qualquer coisa do vazio ou do universo para apresenta-lo a quem se der por bem  contemplá-la.  Há uma assimilação com os sentidos correspondentes ao que o artista provocou com a sua ação criativa.

     Com o advento e aperfeiçoamento da fotografia, presente praticamente em cada ponto do planeta, os cultores dessa arte aprisionam o tempo e o espaço de forma fidedigna e rotineira.
     Obviamente, o cinema chegou muito além ao casar sons com imagens, passíveis hoje de multiplicação via internet, pelas redes sociais e outros meios. Tudo se retém: vozes, músicas, ruídos, lugares. Tudo a cores a perpetuar-se a quem o desejar.
     A arte de interpretar, afeita ao teatro, com a chegada e evolução do cinema e da televisão, e logo após dos computadores, passou a contar com recursos nunca antes imaginados.
     De longa data, a arte, ainda que mantenha sempre uma individualidade afirmativa e autônoma, no condão de ser nuclearmente ela mesma, a sua interação é notória com a ciência e a tecnologia. Contudo, jamais vai a reboque dos deslumbramentos e aparentes milagres das ciências com que exerce a sua simbiose.

     Pelo contrário, é, sim, a arte que agrega valores a produtos, de forma proporcionalmente crescente com o avanço incontido das conquistas em todos os ramos da sabedoria e conhecimentos humanos.






0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...