Blog de Isaac Rincaweski
Isaac Rincaweski
isaac@futuracontabilidade.com.
A corrida já é o segundo esporte mais praticado no Brasil, perdendo somente para o futebol.
Quando eu era criança e assistia à Corrida de São Silvestre, ficava fascinado com a resistência dos corredores que participavam daquela que é uma das mais tradicionais corridas de rua do Brasil e, jamais, nem em sonho, eu imaginei que um dia pudesse estar lá no meio daquele povo.
Confesso que ainda não consegui realizar meu sonho (que eu não ousava sonhar quando criança) de participar da Corrida de São Silvestre, mas agora já não mais pelo motivo daquela época (não ter resistência). Hoje eu sei que consigo, e isso faz toda diferença.
Corro regularmente há alguns anos e posso afirmar que nada se compara à participação de uma prova de rua. Atualmente, o pessoal da organização de corridas não tem mais o hábito de colocar música na hora da largada e, talvez seja por esse motivo que lembro com carinho de uma prova de que participei há alguns anos aqui em Blumenau/SC, onde foi tocada a música do Queen, "We Will Rock You", que faz parte da trilha sonora do filme Coração de Cavaleiro. Foi de arrepiar! Hoje, cada vez que ouço essa música, eu me lembro daquela corrida.
E digo mais: como essa foi uma das primeiras provas de rua de que participei, o efeito positivo que me causou foi determinante para a consolidação desse esporte na minha vida e, principalmente, no prazer em participar de provas de rua.
Mas, independentemente da música, a sensação da largada é única. Existe uma energia tão forte naquele aglomerado de corpos, com todos os tipos de cheiros (suor, perfume, cânfora...) que temos a impressão de podermos correr sem parar por toda a eternidade...
No entanto, nos treinos do dia a dia, muitas vezes, quando eu retorno do trabalho para minha casa, não tenho a mínima vontade de sair para correr. E não me envergonho de dizer que isso acontece com bastante frequência, principalmente nos dias mais frios, quando o sofá ou a cama, fingindo-se de amigos querendo me abraçar, agem sorrateiramente em conluio com minhas fraquezas para sabotar os meus treinos.
Basicamente, minha rotina de treinos se inicia logo após o expediente no trabalho, às 17h30min, quando, chegando em casa, faço um lanchinho bem leve e dou uma espiada na rua, na esperança de que já esteja chovendo... Doce ilusão, por incrível que pareça, em 99% dos dias, nunca chove (exceção para o inverno deste ano, que está frio e chuvoso), e sou "obrigado" a sair para correr.
Obrigado e agradecido, pois bastam alguns minutos de corrida para esquecer a preguiça de sair de casa e começar a sentir os efeitos da endorfina invadindo meu corpo.
E esse efeito benéfico para o nosso bem-estar e para a nossa saúde, tanto física quanto mental, não advém somente dos efeitos da corrida, mas, sim, da prática de qualquer atividade física. Até mesmo uma singela caminhada contemplativa, num ritmo leve, mas constante, que lhe permita observar as paisagens, que é aquela caminhada sem compromisso, sem rumo, tem o mesmo poder, se praticada com regularidade.
O importante é estarmos em movimento e fazermos aquilo que nos dá prazer.
http://www.digestivocultural.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!