- 24
VERDADES DO CARMA
VERDADES DO CARMA
NÓS SOMOS OS OUTROS E
O QUE AOS OUTROS FIZERMOS,
DE BEM OU MAL,
CEDO OU TARDE,
A NÓS RETORNARÁ.
Está é uma das muitas formas da colocação da lei cármica, que tem por meta a evolução.
Isto subentende, claramente, que não somente a dor que sobre nós se reflete, consequente de uma causa igual sobre outro lançada, em exata proporção, cedo ou tarde nos atinge, se não que também o fato de que todo o bem semeado na face da terra há que ser colhido por quem o plantou. Nesta ou na outra vida, no momento mais adequado que Deus assim prouver.
Resulta, pois que o instrumento da verdadeira evolução não se restringe, tão somente, à dor que “esmerila” o espírito, mas as ações conjuntas de nosso ser, na esfera da existência, obtém um mesmo resultado de acordo com as suas tendências.
Posto em miúdos, cremos nós, com o lastro científico do conhecimento, que a evolução espiritual se desenvolve no proscênio da vida a partir de tudo o que fazemos.
Há em nosso século uma valorização constante de certos caracteres opostos do verdadeiro ser humano ideal. Mas, a realidade não confirma a validade de tais estimativas.
Situamos, à guisa de exemplo, um esperto homem de negócios. Dá-se a impressão, à primeira vista, que todo homem de negócios há
que ter como requisito básico a astúcia, a facilidade de ludibriar os demais, ou sempre ser assaz ambicioso.
No entanto, as evidências comprovam que na medida exata em que uma pessoa preza a honestidade e a probidade, tem ela maiores e melhores oportunidades de triunfar nos negócios, cerceando-se, por atração natural, de melhores pessoas.
Torna-se mais procurada por um maior
número de interessados em seus negócios porque inspira confiança, atrai crédito
e os seus próprios clientes passam a ser os seus melhores anunciantes.
25
Por isso disse-nos certa vez um bem sucedido empresário agrícola –“o verdadeiro vigarista, atualmente, é aquele que for mais honesto”.
25
Por isso disse-nos certa vez um bem sucedido empresário agrícola –“o verdadeiro vigarista, atualmente, é aquele que for mais honesto”.
Parece, à primeira vista, um pensamento primário e rudimentar, mas nem por isto deixa de ter consistência.
Nem mesmo Rockfeller fugiu a esta diretriz. Quando seu nome atravessou as fronteiras dos Estados Unidos, Rockfeller começou, através da Rockfeller Fundation, a abrir mão de recursos visando fins humanitários e filantrópicos.
Ford fez o mesmo, muitos outros milionários não fugiram desta diretriz. E o resultado foi que os seus negócios prosperaram ainda mais, com maior solidez e estabilidade.
Pode ter sido uma
“caridade calculada”, mas assim mesmo prova à farta que a caridade sempre dá
bons resultados, e todo o bem, reconhecido ou não – retorna centuplicado à sua
fonte de origem.
O axioma cristão do “FAÇA AOS OUTROS O QUE QUERES QUE TE FAÇAM” é a lei áurea não só de um belo e inspirado pensamento evangélico e universal, mas também um regra de ouro para a vida.
Resume-se nesta máxima o contexto de todas as leis atuais e futuras.
“O PENSAMENTO E A CRIAÇÃO CÁRMICA”
Quando um engenheiro recebe um diploma universitário, investe-se da prerrogativa de erigir construções as mais diferentes.
Tanto ele poderá traçar o belo perfil de um templo, para qualquer seita, religião ou escola filosófica, onde convergem as multidões com o melhor de si; quanto levantar do solo uma construção destinada à decadência humana, a serviço do abrigo de um local para satisfação das paixões humanas degradantes – onde seres humanos são mercadejados na prostituição.
Assim também o homem, o ser racional, pode criar na prancheta da mente, a beleza e conforto de um templo, ou a insalubre atmosfera de um prostíbulo.
A mente humana, dotada que é de atributos criativos, cria consciente e inconscientemente um universo mental próprio. A partir do que a mente entretece com os fios do pensamento, resultam acontecimentos bons ou maus na existência deste “criador”. É o conhecido processo da visualização criativa.
26
Por isso, não é só o carma longínquo que se perde nas brumas de reencarnações distantes, o determinante único para uma vida. O pensamento também é de capital influência. É do pensamento em potencial que se manifesta a palavra e a palavra sobe a escada da ação e, da ação, resulta a reação.
Cultivar um pensamento brilhante, de luz, amor, saúde, ordeiro e de prosperidade e reto entendimento é determinar para si e para o seu meio um resultado feliz, harmonioso, saudável e próspero.
Disse o Mestre, quando interpelado pelos fariseus a respeito do fato de os seus discípulos não lavarem as mãos para comer: “O PERIGO NÃO É O QUE ENTRA, MAS O QUE SAI PELA BOCA DO HOMEM”.
Por isso advertiu-nos sobre o cuidado com as palavras inúteis. Oras, de onde vêm as palavras senão da fonte do pensamento ?
É preciso disciplinar os pensamentos na consciência de que o
BEM vale por si mesmo e TODO BEM SE PAGA A SI PRÓPRIO.
O mal é tão somente um desvio do bem, ou o bem incompleto ou a ausência temporária dele.
O BEM se eterniza em tudo e o mal é nuvem passageira que não tem continuidade, porque na essência TODOS SOMOS BONS.
Ipaussu, sp - Brazil, 3 de fevereiro de 1979.
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!