PROJETO LETRA VIVA
I
- O B J E T I V O S
I-A – Objetivos Gerais
A-1–
Reunir alunos, entre a clientela de
diferentes séries do Ensino
Fundamental, com tendências para a arte
literária, congregando-os num ambiente físico e pedagógico que possibilite oportunidade e facilidade no
desenvolvimento e aprimoramento da vocação para as Letras.
A-2 – Integrar
esses elementos no contexto escolar, fazendo conhecidas as suas produções com vistas a:
A-2.1- Oferecer-lhes
oportunidades e meios de apresentação de seus trabalhos, que se constituirão em
evidente fonte de estímulo e aperfeiçoamento no mister proposto;
A-2.2 – Propiciar, em consonância com o proposto no subitem anterior, o senso de
valor próprio da comunidade, conscientizando-a sobre seus valores fundamentais, representados pela implementação da cultura
nessa modalidade artística de expressão
e comunicação.
A-2.3
– Com vistas a efetivar o
presente objetivo, serão usadas todas
as ferramentas de divulgação – escrita, falada e em vídeo e redes sociais,
fazendo conhecidas as obras literárias locais e respectivos autores, consequentemente elevando o conceito
das Escolas, enriquecida com mais esta modalidade cultural, na
própria cidade e no concerto dos municípios, da região de Marília.
B – Objetivos Específicos
B-l – Conscientizar o participante sobre sua própria
particularidade criativa, fazendo-o motivado ao desenvolvimento e
aperfeiçoamento desse dom, cujo limite só depende daquele estabelecido por ele mesmo, como sujeito de sua arte.
B-2 – Desenvolver no interessado a confiança em seu próprio
talento, municiando-o das ferramentas e técnicas necessárias à expressão de suas idéias e
sentimentos, de forma artística, através da literatura e fazendo-os conhecer
aspectos da criatividade literária.
B-3 – Estabelecer
canais com a comunidade, levando-os a expor seus trabalhos de forma confiante,
a fim de reiterar em seu íntimo a necessária consciência do valor próprio e da
autoestima, que em consequência realimentará a sua própria motivação.
B-4 – Criar condições aos participantes para, em clima de
cooperação mútua, efetivar laços de cordialidade social, com isto logrando
melhores resultados individuais em função do auxílio e apoio recíprocos entre
os mesmos.
B-5
– Respeitando a tendência e interesse particular de cada educando,
direcioná-los a fontes de leitura, com cujo estilo e época melhor se
identifiquem, conhecendo e interpretando autores consagrado
e, com isso possa melhor manifestar sua função criativa e, num passo seguinte,
aperfeiçoá-la, monitorando esse aperfeiçoamento de forma gradativa mas notória.
B-6
– Através de pesquisas a documentos, entrevistas, filmes, relatos, e
depoimentos levar os interessados a um maior conhecimento da história do município,
seus problemas e soluções, como proposta de identificação com o lugar em que se
vive e a sua população, de molde a suscitar perguntas e respostas e consequente debate, mediado pelo monitor.
B-7 – Dar a conhecer aos envolvidos a vida de autores
contemporâneos, as dificuldades com que esses autores se defrontaram para
chegar onde estão, a título de incentivo aos novéis escritores a qualquer
pretexto, informando-os sobre o status obtido por alguns famosos profissionais
da escrita no mundo atual.
B-8 – Explicitar a importância da literatura como manifestação
cultural no contexto da vida das pessoas e das nações, com o resguardo das
tradições, bem como facilitadora do entendimento da história, a partir mesmo dos seus bastidores.
B-9
- Propiciar o conhecimento gramatical necessário, através de exemplos e nunca pela memorização não contextuada,
mas sim através de exemplos contextuais necessários à correção consciente.
B-l0
– Ensejar boas leituras, aferindo a compreensão sobre o que foi lido, para
se tornar capaz de escrever corretamente e desenvolver um senso judicioso de
autocrítica, necessário a qualquer pretensão de aperfeiçoamento a qualquer
título.
II - ESTRATÉGIAS
Resumo : Para cada objetivo será praticada uma estratégia
correspondente, visando otimizar o aprendizado, motivar a clientela e
estabelecer as diretrizes do presente projeto.
II –1- Proceder a um
levantamento sobre talentos natos da comunidade na(s) escola para situar
cultores eventuais e habituais da literatura em suas diversas modalidades,
consultando-os sobre interesse em participar de um curso regular para o aprimoramento desse dom.
Divulgar o projeto à comunidade em geral, através de todas
as modalidades de mídia viáveis, conferindo abrangência que influenciará
positivamente na valorização da literatura como um dos fundamentos da cultura
dos povos.
Nota: Em havendo maior número de interessados far-se-á uma
reavaliação da possibilidade de maior abrangência do mesmo, ou se fará, mediante processo de seleção, da escolha dos mais aptos, através de critérios da Secretaria de
Educação e Cultura.
II -2 – Tão logo a clientela passe à fase criativa, devidamente
supervisionada, haverá apresentações dos referidos trabalhos, em local propício
à presença do público.
II –3 -
Criar opções de leitura em casa, para debate posterior, com apoio da Biblioteca da Escola e da
Biblioteca Pública Municipal local,
respeitando a preferência e critério de cada candidato.
II–4 - Serão
fomentados debates entre os próprios participantes para, em tais painéis de discussões, para desenvolver o espírito crítico, dentro dos
princípios da cordialidade e cooperação entre os membros do grupo, bem como
certames culturais do gênero.
II – 5 – Serão programadas visitas dos participantes a editoras de jornais, e outros canais de mídia, locais e regionais,
assim ensejando menção do projeto por parte da imprensa visitada,
constituindo-se em incentivo aos integrantes do projeto. Ao mesmo tempo,
familiarizará os participantes com o aspecto físico da produção de informações.
III – CRONOGRAMA
Carga
Horária – a ser estudada pela
Diretoria de Educação e Cultura Municipal
Horário - igualmente
estabelecido pela Diretoria de Cultura na forma que melhor convir aos
interesses do público alvo.
Custo
do Coordenador do Curso: a ser estipulado de acordo com a
abrangência e periodicidade pretendida
pelas autoridades do Setor de Educação e Cultura.
IV – CONCLUSÃO
A presente proposta de trabalho paradidático,
de Criação Literária, será desenvolvido
por Geraldo Peres Generoso,
Professor, Escritor e Jornalista
Profissional, com registro MTb de nº 33.788, Membro efetivo da OJESP – Ordem
dos Jornalistas de São Paulo - Professor, diplomado pelo Colégio Estadual
Escola Normal “Diva Figueiredo da Silveira”, aos 23 de dezembro de 1970,
devidamente registrado na DESN de Assis, sob nº 074/71, do LV I, aos 24 de
março de 1971. Escritor, autor do livro MEMÓRIAS DE IPAUSSU (Documentário), edição, esgotada; do livro de
Poemas, PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DE AMOR; FORÇAS VIVAS DE IPAUSSU; SALMOS DE
DAVI RIMADOS; HUMOR MORENO (2012), O CÂNTARO DAS HORAS (Poesia) e SEGREDOS DA
CRIATIVIDADE LITERÁRIA, SALMOS PARA O SÉCULO XXI, todos editados pela AGBOOK, um braço editorial da Editora
Abril, atualmente da Amazon.
No encerramento do Projeto Letra Viva, far-se-á um
certame literário, de tema livre, nos gêneros Conto e Poesia que, ao final, contará com jurados, da comunidade
acadêmica local e regional, incumbidos da escolha das melhores produções, cabendo
ao vencedor, em cada categoria , um troféu e, a cada concorrente, um Diploma de
Participação.
e-mail: braunaster@gmail.com
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