DETALHES DE UMA CANÇÃO

Referência e música relativa a um episódio ocorrido em Cosmorama (SP) que mereu registro em uma canção de Morena e Moreninho, com letra de Geraldo Generoso

Se a música sertaneja raiz, de legítima cepa, conteúdo cheirando sertão e relva, água e roçados, árvores e pássaros, tivesse que eleger entre os seus grandes cantores e cantadores, certamente estaria nesse panteão, a dupla MORENO & MORENINHO. De uma longa carreira conhecida no Brasil inteiro, com mais de um milheiro de modas na autoria ou co-autoria de João Cioffi, o  MORENINHO, falecido aos 23 de março de 2008.


No crepúsculo da vida cantou  ao  lado da brava filha MORENA – (Ivone Cioffi Monteiro) com a mesma limpidez de voz, que bem disfarçava o cansaço dos seus mais de 50 anos de canções e criações musicais. São  personagens que vale a pena enfocar e trazer à lembrança dos mais velhos e à apresentação aos mais novos, de todas as gerações.

Nascidos em Poços de Caldas, Moreno e Moreninho  vieram brigar, ou melhor, encantar,  nos anos 50, a partir do colosso gigante (como eles chamavam São Paulo) o Brasil de sul a norte,  de leste a oeste com suas vozes e suas execuções instrumentais impecáveis. Foram descobertos pelo Blotta Júnior que os trouxe para apresentar na capital paulista.  Dali pra frente, o sucesso foi tanto, que  eles  foram os primeiros caipiras a se apresentar no Teatro Municipal de São Paulo, de âmbito mundial. Com raras interrupções, formaram uma bela e fraternal parceria os irmãos Cioffi, da encantadora Poços de Caldas, que nunca esqueceram.

Com o falecimento de Moreno, seu irmão e parceiro,  Moreninho continuou  a “fazer cócegas na barriga da  viola”, a tanger  o violão ou  a rabiscar músicas novas, como recentemente  encontramos em seu projeto de gravação de novo CD, ao lado da filha  Morena, entre as quais FREI GALVÃO, NOSSA SENHORA DOS NÓS e, também a canção em que homenageia a conhecida cidade de Cosmorama, com HERÓI DE COSMORAMA, sobre aquele episódio ocorrido e projetado no mundo inteiro, que se deu no Sítio da Pedra Preta, nessa cidade paulista.  Enfoca a verdade de um  avô, Sr. Joaquim Pereira, que com valentia submeteu à força de seu braço uma sucuri em ameaça à vida de seu neto.

A canção JOÃO BOIADEIRO, composta por  ocasião do primeiro transplante de coração  realizado na América Latina é  a bela história do menino pobre que, no afã das lidas de gado,  acabou enfermo e foi a S.Paulo buscar um coração novo. 

Morena e Moreninho falam de coisas e gentes brasileiras, e por isso são bem acolhidos e fazem de sua arte uma religião 24 horas por dia. Cantam sob a inspiração divina, onde se inclui a alegria, o bom humor e a missão de levar a harmonia da voz e da viola ao Brasil e ao mundo deste século 21.


4 comentários:

  1. Relendo a história da humanidade, mormente na soleira da porta de Pré-História, dá para se perceber que a religião, assim como a política, nasceu da consciência que o homem de então possuía com relação às necessidades básicas. Os nossos primitivos avós mantinham uma preocupação essencial com a alimentação. Assim que entrou na era da agricultura, sucedendo a era do extrativismo e da caça, esses nossos ancestrais procuravam agradecer pelas colheitas. Faziam festas, dançavam e comemoravam. Daí foi talvez que surgiu a palavra comemoração. O nascimento de uma criança nessas tribos de antanho também alegravam a toda a aldeia. Depois vieram as festas de casamento e as cerimônias fúnebres. Religião, pois, em seus rudimentos, veio da necessidade humana pelos milagres das safras, pela fertilidade dos casais e pela fatalidade da morte. Hoje não é diferente. Nem o foi no tempo de Jesus Cristo, pois Ele disse que as pessoas "buscassem primeiramente o Reino de Deus e todas essas coiass lhes seriam acrescentadas". Acho que o tempo de buscar Deus por Deus mesmo ainda está longe, ou pelo menos ainda não chegou.

    ResponderExcluir
  2. Amei essa reportagem com a musica Herói de Cosmorama

    Curto muito as musicas com Morena & Moreninho.

    http://globotv.globo.com/rede-globo/globo-reporter/v/avo-salva-neto-atacado-por-cobra-de-cinco-metros-com-as-proprias-maos/1882780/

    De autoria do Sr. Geraldo Peres em parcerias de Moreninho e Morena.

    Parabéns!!!

    Aline

    ResponderExcluir
  3. hey there and thank you for your info – I have definitely picked up something
    new from right here. I did however expertise several technical points using
    this web site, since I experienced to reload the web site lots of times
    previous to I could get it to load properly. I
    had been wondering if your web hosting is OK? Not that I am complaining, but slow loading
    instances times will sometimes affect your placement
    in google and could damage your quality score if ads and marketing with Adwords.
    Anyway I'm adding this RSS to my e-mail and could look out for much more of your respective interesting content.

    Make sure you update this again soon.

    My webpage; home renovation ()

    ResponderExcluir
  4. Fico feliz em homenagear o Sr. Joaquim, Herói de Cosmorama. Gostaria que essa música fosse cantada por mais violeiros, pois enaltece um grande brasileiro, que vive na simplicidade da deliciosa cidade de Cosmorama, de repente mundialmente famosa por causa dele.

    ResponderExcluir

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...