CARTA AOS ESCRINAUTAS
Geraldo Generoso
(Segredos da Atividade Literária)
Entre os itens do escritor traquejado está a paciência de saber rechear, com conteúdos de substância os seus enredos. O mundo da literatura não é meramente tridimensional. Nele pode acontecer de tudo. Do mais belo ao mais horrendo, mas sempre deve primar pela arte em saber dizer de um modo estético, que o leitor assimile com bom paladar e ao mesmo tempo se motive em continuar a leitura.
Posto em outras palavras, num exemplo concreto, nós podemos citar Og Mandino, em seu livro A RESSURREIÇÃO DE CRISTO. É óbvio que se trata de uma obra de ficção, mas no momento em que ele situa o cenário nesse trabalho, é como se o leitor estivesse passeando pela Galiléia dos tempos de Jesus. Tecnicamente, isto se chama “nunca deixar de obedecer à verossimilhança”, isto é, o fato, ainda que não verdadeiro, deve ser coerente e passível de ter acontecido, mesmo quando acontecem episódios extraordinários.
O leitor, até por busca de conhecimento e por esse mesmo hábito de curiosidade, aprecia muito conhecer sobre lugares, personagens e fatos históricos, bem como a forma como viviam habitantes de uma determinada região, os costumes, a vida quotidiana deste ou daquele povo, quando o romance se desenrola no passado – remoto ou recente.
Para isso se requer pesquisa paciente, exigente mesmo, da parte do autor, que nunca deve limitar-se a confiar apenas no taco de sua criatividade. Há um balizamento necessário, requerido pela própria cultura e inteligência de quem o lê.
Portanto, além do hábito de leitura, todo escritor deve cultivar o hábito da pesquisa e dela fazer um ponto de apoio, capaz de incrementar com substância os seus textos, quer sejam descrições, narrações, monólogos ou diálogos.
Você que visita nosso blog, dê o seu recado e apresente suas dúvidas. Não significa que saibamos tudo sobre literatura, mas temos acesso fácil a um grande número de fontes que, se necessário, de pronto virão em nosso socorro para plena satisfação de nossos visitantes, colegas escritores e escritoras. Hoje, felizmente, o sexo feminino está dando as cartas em todas as profissões.
Muito obrigado por estar conosco, neste site que leva para o mundo um pouco de meu coração e minha mente, e de minha alma. Muito feliz por alcançar outros países, especialmente a Alemanha, Estados Unidos, Rússia, Letônia, Egito, Ucrânia etc. E, principalmente, pelo prestígio em maior escala, que me dispensam todos os irmãos e irmãs brasileiros.
Geraldo Generoso
0 comentários:
Postar um comentário
Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!