PÁGINA EM BRANCO (Poema livre)


O que sugere uma página vazia?
A criança no limbo
Que jamais viu a luz do dia,
Abortada para toda dor
E toda alegria,
Insensível ao ódio ou a qualquer amor.
O que sugere uma página sem escrita?
Se pautada,
Risca-se de linhas perfiladas,
Horizontais, em retas  infinitas
Sem serem  fertilizadas
Por frases  nunca ditas.


Qual o significado de uma folha deserta?
      A indecisão do poeta
 Ou o silêncio do escriba;
  Tudo o que vem depois
Das letras de todos os que as escrevem
E passam a manter
O pensamento num céu nulo
Daquelas nuvens que destilam
A chuva do nunca ser...

        Ao contrário do que possa parecer, quanto mais uma pessoa vivencia a literatura - tanto por ler quanto para escrever, não significa que o tempo favoreça o improviso, como seria de se esperar. Há duas razões bem distintas para que isso aconteça, ou tralvez mesmo sejam interdependentes. O primeiro motivo é que a idade nos aguça o senso crítico. Uma pessoa na minha idade (63/2012), - sem qualquer jactância, pode afirmar ter lido e escrito muita coisa. Aquela veia explosiva, como um fio elétrico, que fazia saltar de meus dedos para a caneta ou para a máquina de escrever, aquela grande porção de letras nervosas, que a custo se acomodavam nos parágrafos, houve por conter-se em limites, decorrentes do próprio senso estético e de responsabilidade pelo que redige.

       Um outro fator que, se de um lado nos favorece com um acervo maior de conhecimentos e informações, até mesmo técnicas aplicáveis à arte de escrever, por outro nos embaralha a mente na dificuldade em eleger as palavras mais adequadas ao tom do discurso.

       Por essa razão, a síndrome da Página em Branco, terror dos universitários quando incumbidos de uma redação, - talvez até por outras razões -, mas também está presente entre os autores. Compus este poema, para expor, no conteúdo e na forma, a dificuldade que não é exclusiva dos neófitos da pena.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...