O BÁLSAMO OCULTO DA VIDA...


Cada um de nós conta com mais de um motivo para assustar-se com as mazelas de que a vida é farta. Sim,  cada passo uma situação aflitiva pode nos  surpreender, em tocaia, com  acontecimentos inesperados. Seja uma enfermidade, para a qual resulte a hipótese de uma gravidade fatal; seja um acontecimento que sobrevenha, em questões com a polícia e a justiça, seja a falência total de nossos negócios ou o desemprego que a tantos alcança.
Por melhor que sejamos, todos  estamos sujeitos a contratempos de toda espécie. Mas há outros, de longo prazo, que se já nos advertem para uma eventual velhice enferma, quando não em estado até vegetativo. E essas sombras soturnas são useiras em se nos demonstrar na figura concreta, real, palpável – e que muito lastimamos – quando nos espelhamos naqueles que, com seus espíritos  suados de vivências , encontram-se a um passo do limiar de partida deste mundo. A tal ponto que o próprio Nada que se pode supor seria considerado  melhor do que o tudo da vida, preenchido dessas cruzes difíceis de suportar ao peso dos ombros.

Na verdade, tudo isto é compreensível, por nossa aparente fragilidade humana. Não somos as águias, que ao sentir a chegada do último momento, se arrojam no abismo, conformadas ao fim inevitável de todo vivente. Somos apenas seres teimosos, sem asas nem nadadeiras em meio ao mar bravio ou sob as escuras nuvens das procelas.
Em contrapartida há, sim, atenuantes em nosso ser para o terror diante desses fantasmas que saltam lá de um futuro presumido para nos assombrar o dia de hoje. Não cabe aqui subestimar as mazelas inevitáveis que o correr do tempo podem  nos atingir. Só pretendo aqui registrar, se possível com merecida ênfase, que os quadros assustadores possamos ver ou prever  diante dos olhos não contêm em si a dimensão que nosso antecipado cuidado sugere.
Pelo hábito de cultivar sempre o respeito aos mais vividos, desde cedo na vida conto com a amizade de pessoas mais velhas. Não raro acompanho os seus estágios, progressivos às avessas, de sua visível decadência. Acometidos alguns do mal de Alzheimer ou de Parkinson, a família entende toda essa via crucis como algo que vai aos poucos retirando aquele ente querido do cenário familiar. Como um desenho que vai perdendo suas linhas do conhecido contorno.
É difícil expor essa realidade tão crua. Em tais casos até cruel. Moléstias de controle praticamente nulo , a exigir medicamentos que, aparentemente, castigam mais do que a própria doença, em determinados casos de câncer. A lista seria enorme e nem um pouco desejável, tal o desconforto que inspira. Aqueles que passam por esses desfiladeiros de angústia, chegam ao ponto de achar que a morte não é o pior entre os males do mundo.
No entanto, repito, sem subestimar a dor de  famílias que ora atravessam por esse vale sombrio, vendo a cada dia o comportamento  daquela pessoa amada, que há um fato importante a considerar nessa crucial questão.
Há em cada ser uma alma, e essa alma se liga com uma fonte de paz que excede a todo e qualquer entendimento humano na face da terra. Há um poema muito inspirado de  Gioia Júnior – que infelizmente não encontrei para incluí-lo aqui como fecho de ouro. 

A poesia dele  fala sobre essa Presença que nunca se ausenta da vida de quem quer que seja. Diz que a dor dos hospitais e dos presídios, aparentemente insuportáveis aos que olham da rua para esses locais, não têm o condão da Onipotência para assumir uma dimensão aparentemente infinita.  Deus também está lá onde parece a dor querer impor-se como irrevogável e irremissível.

Quem passou por grandes tempestades na vida -  e posso falar de cadeira por grandes tormentas com que me  defrontei que,  mesmo em momentos de desânimo, apatia e até mesmo descrença, a bênção de Deus nunca  esteve sequer por um minuto “fora do ar” em meu espírito.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...