A VITÓRIA SOBRE O KARMA

Inicio esta mensagem com uma saudação a uma pessoa de CABO VERDE, que nos deu a honra de acessar estes nossos alfarrábios. Agora inicio o assunto proposto.
 
     Chegamos a um tempo em que devemos priorizar a lei da lógica em todos os assuntos. Mesmo no aspecto da Espiritualidade, se buscarmos bem fundo, a razão não conflitará com a fé em termos absolutos.
 
     A Lei do Karma, que alguns menos informados pensam ser uma pregação espírita, na verdade, mais que isso - como todo o respeito que o espiritismo merece - é bíblica e cósmica. Sobretudo, ela não passou em branco, por sua enorme evidência, nos ensinamentos do próprio Cristo.
 
     O Divino Mestre realmente salvou o mundo da ignorância. Ele ressuscitou dos mortos ao terceiro dia, só que a ignorância insiste em renascer a cada dia e deixar seu rastro de confusão e polêmicas, de argumentos fúteis e revestidos de mentira e irresponsabilidade.
 
   Será que não está mais do que claro que Cristo, em várias passagens bíblicas que seria fastidioso enumerar, não deixou bem claro que a lei do "olho por olho, dente por dente" não leva a nada? E que felicidade, e que gosto - mesmo em termos terrenos - tem a vingança, senão o amargor que resulta em vômito e, não raras vezes, em remorso?
 
  Precisará o Cristo voltar à Terra e repetir tudo o que disse? Porque o que Ele disse é aquilo que Ele disse, e ponto final. Os próprios céus e a terra passarão, mas munca irão passar as palavras do Sermão do Monte, e outras passagens, onde Jesus Cristo pacientemente, até à exaustão, não se cansou de expor a fórmula para se viver uma vida digna de si mesma, pelo fato de ter sido criada por Deus?
 
   Sei que parecem simples por demais de se enunciar  as indicações crstãs para o alcance da Paz Interior. A magia do perdão é a luz que apaga todo e qualquer karma de quem quer que seja. E sei que muitos, com justa razão, hão de replicar: mas perdoar não é fácil. É bem mais cômodo recomendar essa receita do que praticá-la.
 
  Só que esse mandamento do "perdoai-vos uns aos outros", "orai por vossos inimigos" e "amai-vos uns aos outros como Eu vos amei" não tem meio termo. E é até compreensível que humanamente cada ser humano é impotente para perdoar, em suas condições normais na noção de certo e errado. E em nosso íntimo o Cristo nos exorta "não julgueis para que não sejais julgados".
 
    Mas há um caminho para realizar essa transformação em nosso modo de encarar as tantas questões deste mundo material, sedutor e aparentemente certo. É buscarmos no silêncio de nosso coração a imantação de nossa Alma, que é parte de Deus (como diz Jeremias - Jeová é parte minha) e aí, sim, encontramos a luz que dissolve todas as trevas de malquerença ou desejos de vingança.
 
   Fala-se em Juízo Final, onde cada um será julgado segundo o que viveu na terra. Oras, pelo jeito isto demora, porque todo o karma que está sendo gerado entre  tantas pessoas, acaba por criar uma cadeia sem fim de recompensa e punição.
 
  Na verdade, Cristo disse "vós sois deuses".  A carne corruptível realmente tem um fim conhecido cientificamente, pela dissolução inexorável.  Mas e o sopro de Deus que anima toda e qualquer alma, chamada vivente, aonde fica? 
 
   Acredito  vivermos numa época em que passou do tempo de cada pessoa se ajustar ao apregoado por todos os grandes mestres do que depois viraram religiões feitas por homens comuns.
 
  A vitória sobre o karma é uma vitória de Deus em nossa vida. Nisso se resume a sabedoria e a salvaão. Porque conhecimento só, por si mesmo, também tem levado à morte de tantos e tantos inocentes.
 
Haja vista para a indústria bélica com seus gênios a semear viuvez, orfandade e desolação! E isto depois de Jesus Cristo ter dito tudo quanto cada um precisava saber e praticar. A rigor, não se trata de religião.
 
Os evangelhos são tão fiéis à verdade que podem ser testados, sem o mínimo receio, por qualquer pessoa. Até mesmo pelos ateus e descrentes. Precisamos acordar para a possibilidade de deixarmos atrás de nossos passos um mundo melhor, cada vez melhor, a ponto de nos tornar cientes e conscientes da lei de causa e efeito e que, somos nós, cada ser humano, o administrador de nossas causas e, inequivocamente, responsáveis, cedo ou tarde,  pelos seus efeitos bons ou maus.

Não discordo que temos a eternidade pela frente, mas a partir da administração de nossa vida sob a regência da lei cósmica - que é infalível - cada qual pode gozar de uma eternidade melhor a partir deste momento.

A vida está no agora, e é no agora que Deus quer sua ação, porque passado e futuro são meras abstrações. A pressa em ser feliz é minha, sua e nossa. Vamos refletir sobre as palavras de Cristo, independentemente do modo que cada qual de nós O entende.

Há alguns que não crêem que Ele morreu na cruz para salvar os nossos pecados, dado o fato de que o sofrimento ainda é grande (e como!) neste mundo. Contudo, por outro lado, inegavelmente Ele se entregou à morte para pelo amor à verdade sobre as palavras que proferiu em seu ministério.

 Pela competência, singularidade, sabedoria e tantas qualidades que seriam inumeráveis, se Ele quisesse teria destronado o César  muito antes que os bárbaros o fizessem com suas investidas contra o Império Romano.

Ele próprio não chega a negar esta condição, ao afirmar com todas as letras : "O meu reino não é deste mundo". Pelo tanto que ele prezou a verdade de tudo quanto disse, preferiu ser crucificado ao lado de dois ladrões e, por tudo isso, eu acho que um Homem dessa estatura moral merece o respeito e o acato a tudo quanto disse, em particular e em público.

 
 
 
 
 
 

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...