Á SOMBRA DE CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE

SENTIMENTO DO MUNDO


Carlos Drummond de Andrade


Tenho apenas duas mãos

e o sentimento do mundo,

mas estou cheio de escravos,

minhas lembranças escorrem

e o corpo transige

na confluência do amor.


Quando me levantar, o céu

estará morto e saqueado,

eu mesmo estarei morto,

morto meu desejo, morto

o pântano sem acordes.


Os camaradas não disseram

que havia uma guerra

e era necessário

trazer fogo e alimento.

Sinto-me disperso,

anterior às fronteiras,

humildemente vos peço

que me perdeis.


Quanto os corpos passarem,

eu ficarei sozinho

desfiando aa recordação

do sineiro, da viúva e do microscopista

que habitavam a barraca

e não foram encontrados

ao amanhecer.


esse amanhecer

mais noite que noite.


~~~~~~~~~~~~~~~~~


SENTIMENTO DO MUNDO
Geraldo Peres Generoso -

Detenho apenas no trecho,

Pavimentado de dias

Em mão única, o desfecho

De minhas dores e alegrias;

O meu próprio rastro deixo

Invisível em minhas vias.


Sei bem:  meus dias vividos,

Cobertos serão de um véu

Como sobre os não-nascidos,

Sobre o mar, a terra e o céu.


Talvez em momento miúdo,

Só em pílulas de lembrança,

É o que vai restar de tudo

Sobre o meu fantasma mudo:

- Saudade sem esperança.


Nem mesmo a bela imagem,

Construída  de olhar e sonho,

Hei de levar na viagem,

De um mundo que eu quis risonho,

Na realidade e em miragem.

´

A saída não lamento,

Faz ela parte do jogo

E chegará bem aceita,

Não haverá mais tormento.
 

Inda que a fé seja um logro,

Espero o soar da trombeta,

E, se a vida foi malogro,

Foi uma farsa bem feita.


.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...