O SAL É IMPRESCINDÍVEL

Com a devida vênia aos leitores do Brasil - que são maioria nestes meus alfarrábios - sinto-me no dever de me reportar à UCRÂNIA, pelo meu confesso débito de gratidão a um povo tão especial e que nas últimas semanas me tem presenteado com grande número de ascessos.

      Não sei se são brasileiros lá radicados ou se são mesmo ucranianos natos. Não dá para saber porque agora o blog tem a opção de tradução dos textos que aqui são redigidos. De qualquer forma, me sinto obrigado a desejar a essa simpática nação os meus mais escolhidos votos de progresso com bem-estar para a sua simpática e laboriosa gente.

     Este formato de comunicação (blog), por conta mesmo da própria dinâmica da internet, nos obriga limitar cada postagem, nem sempre - como é o meu caso -, sem prejuízo de dar por completa a exposição da ideia que me vai na mente e no coração.

    No texto anterior, falei sobre a realidade histórica - tanto no passado quanto no presente - sobre o domínio das minorias sobre as maiorias. É mais do que óbvio que o ideal seria mesmo uma sociedade com mais igualdade econômica, ou, pelo menos, com desigualdade mais tolerável. Mas esta é uma questão política e, todos esperamos que ao longo do tempo melhoras aconteçam nesse e em todos os níveis.

    Grande número de pessoas, mesmo em detida análise - e não sem razão - demonstram seu inconformismo com o mundo e a humanidade no estado em que se encontra: violência, carência e até mesmo fome, como em certos pontos do globo, que leva desconforto, inconformismo e até revolta contra esse estado de coisas.

    Uma comparação feliz do Mestre Jesus, e ao mesmo tempo esclarecedora sobre essa questão, foi a afirmação de que "vós sois o sal da terra", de forma imperiosa e clara aos seguidores de seu ministério. A rigor, Ele usou uma imagem muito apropriada ao comparar aqueles que se posicionam em favor de uma vida melhor para os demais, ao sal.

    Mesmo aqueles portadores de hipertensão não podem, a rigor, abolir totalmente o sal de sua dieta. Dê a palavra a qualquer médico ou farmacêutico e obterá a noção de, ainda que em pequena porção, o sal se revela indispensável à vida de cada um de nós. Quem procurar informar-se, certamente comprovará o que aqui está registsrado.

    Mas havia ainda, naqueles tempos de Jesus Cristo em Israel e demais países conhecidos, outra necessidade, não menor do que aquele que requer a química do organismo. Não havia geladeiras, e por essa razão, o sal era um conservante dos alimentos, evitando sua deterioração. E, com sua atuação de preservar a integridade dos ingredientes alimentares, poupava a população da fome, pelo fato de os alimentos não se fazerem perecíveis precocemente.

   Assim, pois, aqueles de nós que olham para o mundo atual, muitas vezes com lentes até mesmo realistas, para e conclui que tudo parece perdido. Julga que é meramente impossível mudar o pensamento, os sentimentos e emoções de mais de 6 bilhões de indivíduos que povoam o planeta.

   Mas, a rigor, prevalece a esperança. E até mesmo a certeza, porque há, como sempre houve, a presença de pessoas iluminadas, inspiradas e prontas a se fazerem no sal da terra e, em meio às trevas aparentemente indevassáveis, serem a luz do mundo.


   

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...