REVISAR TEXTOS EM PROFUNDIDADE

Há sido muito gratificante este meu trabalho de leitura e aperfeiçoamento crítico de textos. Obviamente, eu persigo o objetivo de fazer com que o autor seja otimizado. 

Ou seja, possa alcançar com sua escrita o melhor de si mesmo. E aí meto a colher de pau para que suprima, acrescente ou mude a versão de uma frase ou período. 

E sempre mantenho o cuidado e a ética de o autor usar tão somente palavras dele próprio, configuradas em seu estilo, no estilo que é só dele, escritor, ou escritora.

Aqui tenho trazido, vez por outra, algumas correções efetuadas, ao mesmo tempo que exponho, visivelmente, o método que adoto. Não se trata apenas de primar pela correção ortográfica, agora um pouco confusa com a Nova Ortografia. Na verdade, a Nova Ortografia veio mais para complicar do que para resolver.

Tanto assim, que Ariano Suassuna, de longa data vem escrevendo um livro e faz questão que saia na ortografia mais recentemente antiga. 

A rigor, eu não iria a tanto, até porque em certo sentido, a implantação dessa reforma ortográfica deve ter levado em conta a facilidade com que os países de idioma luso possam melhor integrar-se.

 Claro que eles estudaram para isso. Alguma base deve haver para justificar essa postura

No entanto, só correção ortográfica é muito pouco do que pode oferecer um revisor. Eu me considero um Assessor de Escritores e Redatores.

 Procuro ver o aspecto sintático, morfológico -, enfim, gramatical, como algo que deve ser correto até em termos educativos. Mas há escritores que, a despeito de possuírem o dom de escrever, vestem mal as palavras. 

Viciam no emprego sucessivo de verbos em gerúndio; usam verbos pobres como ser, estar, ter, ir. Endurecem as frases com essa palavra "cola-tudo" chamada "que". 

Às vezes perdem grandes chances, depois de construída uma trama, quando no ápice, no momento em que o suspense enseja arrebentar com a previsão do leitor, eis que o autor passa batido e deixa passar tão especial oportunidade.

Vou aqui transcrever, ainda que no resguardo do anonimato, mas de consciência tranquila quanto à autenticidade do depoimento, as palavras do escritor a que mais recentemente servi com meus préstimos de assessoramento literário.


Seu Geraldo...Gostaria que soubesse de duas coisas.

A primeira é que eu me dei de presente de aniversário ( completo 37 anos dia 6 de Abril ) a revisão do meu texto.

A segunda e a mais importante é que eu não procurei por “ Um serviço de revisão “  trabalho de revisão tem por aí , ao montes...

Eu tenho objetivos muito claros com esse texto...Pretendo publicá-lo ainda este ano e concorrer ao maior numero possível de concursos literários em 2015 .

Por isso eu tenho plena consciência ( O que só veio a confirmar minha escolha depois que vi o trabalho do senhor )  é que”eu” escolhi “ o melhor” para mim e para meu livro


Satisfação !





0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...