ANTES DE PUBLICAR SEU LIVRO

Você escreveu um livro? Parabéns. 

Cumpriu um dos 3 requisitos que se convencionou necessário para marcar sua passagem por este mundo. Sim. Já deve ter filho, um ao menos e, no mínimo, ter plantado uma árvore.

Nestes tempos de tecnologia cada vez mais avançada, e em que o custo de impressão numa gráfica, até de boa qualidade, já não custa os "olhos da cara", imprimir um livro é tarefa das mais simples.

Publicar, no sentido de tornar público, já se torna um pouco mais difícil. Entende-se por publicar como corolário de haver um público leitor (ou ledor) que fará parte dos que responderão ao seu livro.

Na verdade, o caminho para as editoras hoje ficou bem mais fácil. Mas há um detalhe que permanece ainda válido e vai valer sempre. E hoje ainda mais: a exigência de qualidade.

Existe, sejamos realistas, muita gente boa a escrever sobre temas os mais diferentes. Mas, cá entre nós, também há grande número de escrevinhadores que, em nome da democracia literária, nem sempre apresentam trabalhos dignos de uma leitura por parte de muita gente.

Aí eu lhe pergunto: Você fez tudo pelo seu livro? Ele ficou interessante do ponto de vista do leitor? Será que, por ser você o dono da história, não acabou por omitir vários detalhes, e seu conteúdo acabou por ficar como um queijo suíço, cheio de furos?


E o estilo? Você atentou bem para a sintaxe, a gramática, o emprego correto, exato dos vocábulos? Cada circunstância ou situação sempre exige a palavra certa.

 Como se disse de Carlos Drummond de Andrade, que os textos dele eram como um relógio, com todas as peças no lugar certo, sem faltar nem sobrar nada?

Ah, poderíamos discorrer um sem número de páginas, só com esse tópico de atentar para tantos itens que fazem de um livro uma obra de respeito e valor.

Pois bem! Em meus trabalhos como revisor - eu diria assessor editorial de autores -,tem-me ocorrido momentos felizes, gratificantes mesmo, quando leio os comentários dos escritores a que pude ajudar, mercê dos meus 38 anos de literatura e 28 de estudos de Redação Criativa.


 O meu mais recente cliente, autor de um livro que aprovei, numa trama muito bem urdida, veio a me batizar de Editor, tal a sua satisfação no meu modelo de correção comentada, e não só quanto à ortografia.

 Até porque ele melhor se explicou  assim : revisar, em termos de ortografia, no mais das vezes o computador já faz, e muito bem, assinalando as palavras com ou sem acento, e bem assim a grafia se com "S", "SS", "G" ou "J" e por aí afora." 

Caso deseje contar com meu concurso para ajudar melhor apurar o seu texto, aqui me disponho a oferecer o melhor dos meus esforços e da minha experiência. 

Ao término acrescento que ocupo-me. nesse trabalho, em fazer  do autor o melhor dele mesmo. O meu processo de trabalho "é levantar a lebre, mas não sou eu quem dará a cajadada". 

É sagrado, de minha parte, o respeito ao autor, sem adulterar, com minhas palavras o que ele tem a dizer.

Em postagens futuras falarei melhor sobre o trabalho que executo. Aos interessados, para consulta sem compromisso, será o bastante enviar e-mail para  braunaster@gmail.com 

Digo, no arremate desta exposição, que a todos quantos servi, sem exceção, manifestaram de viva voz até mesmo extremos elogios, que hesito em acolher, e de cuja honraria até prefiro declinar. Tudo isto para que, com humildade, meus serviços possam valer por si mesmos, pela utilidade e pelo realce de beleza a ser trabalhado nos meus queridos amigos : autores e autoras do Brasil e de países de Língua Portuguesa.




0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...