POLÍTICA É UM ARTE SAGRADA

Geraldo Generoso - A Política e os Políticos do Brasil

Talvez o título aqui exposto pode suscitar dúvida quanto a sua veracidade. No entanto, tem-se demonstrado ao longo do tempo como as coisas são diferentes na proporção em que os homens públicos realmente se doam ao mister pelo qual foram eleitos.Havemos de considerar, contudo, que não há maior verdade do que esta: “Cada povo tem o governo que merece.”

Para começar o debate, permanece a triste realidade de que o cidadão nem sabe para que serve o governo. Quando se trata de eleger alguém, não pode jamais ser pela beleza dos olhos, a cor da pele ou o andar jeitoso. Muito menos estabelecer preço no voto a ser dado. Alguns eleitores se contentam com migalhas, ao feitio do Lázaro bíblico a saciar-se com as faíscas de pão caídas da mesa de um ricaço, tardiamente arrependido no inferno.

Assim como não se mistura amizade com negócio, também não se mistura política com amizade, e tanto pior quando a política vira negócio. E é o que tem acontecido com malfadada frequência em nosso País.

Toda caridade de político envolve, salvo raras exceções, intenções malévolas, e fórmula mesquinha e abominável de sujeitar inocentes úteis às suas pretensões de mando e lucro.

Eu espero que este País mude. Em alguns lugares já percebemos que, pela carência, dor e abandono do povo quando os mandatários sentam nos poleiros do poder, eles timidamente começam a pensar um pouco mais, a desenvolver aquela astúcia sagrada de que nos falou Jesus Cristo : “sede simples como as pombas e astutos como as serpentes”.

O povo precisa acrescentar essa qualidade, de argúcia, coerência, bom senso e até mesmo astúcia para perceber os políticos mal-intencionados, de mãos virgens do trabalho e afoitos em devorar o erário público, numa sanha reprovável, criminosa e que se traduz em verdadeiro pecado social.
Faltam-me 4 anos para chegar aos 70. Meu admirável irmão, um empresário pioneiro, com sensibilidade até para ter escrito alguns livros, me disse que um homem só é sábio (ancião) após os setenta anos de idade.

Estou nesse ensaio. Mesmo sem saber tudo, aqui deponho o que vejo e o que sinto na carne e no coração dos mais humildes, afrontados por verdadeiros lobos travestidos de ovelhas pacatas, de boa lã e de bom leite.

Concito os mais jovens para que nos contemos entre aqueles que se rebelam nesta Nação. Não com passeatas, bombas molotov ou qualquer outro pretexto de violência.


Tal procedimento em nada mais desaguará do que em nefanda ditadura. Vamos nos unir no ingrediente mais forte do que a própria bomba atômica, hoje chamada nuclear: somar ideias, fomentar debates, enfim, lutar com inteligência, nos ingredientes da prudência no avanço e audácia para conquistar um Brasil novo.

Um País ecente, limpo e que, só assim, poderá ombrear-se com os países de Primeiro Mundo onde a corrupção é exceção, e não como em nosso País, onde a Honestidade passou ua ser uma aberração, algo fora de moda, e que não fossem os homens realmente probos e honrados, haveria por ser motivo de vergonha.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...