LAVOU TÁ NOVO

COISAS USADAS E DAÍ ?

Geraldo Generoso

                Após você vestir uma roupa, seja um vestido de última moda, um casaco de pele ou um terno impecável, de linho ou casimira, o fato inegável é que, a partir daí passa a ser roupa usada. Você poderá dizer que tudo é relativo, mas é indefensável que quando você vestir essa indumentária, ou calçar esse sapato que você comprou zero quilômetro, muitos poderão pensar que você está estreando pano ou couro novo. Até que, felizmente, hoje, até nem tanto pela crise, mas pelo volume de oferta que vai ao encotro do bom gosto, os brechós são pontos disputados por compradoras e compradores ávidos por novidades. E artigos de qualidade real a preço de poucos  R$ - reais (nosso real que tá levando surra do dólar).



             Além de comprar boas mercadorias, no preço original ao alcance de poucos bolsos, a verdade é que se pode levar muito mais por muito mais pouco. Assim tem sido, em Ipaussu (SP) um brechó que evoluiu para o termo BRECHIC  e que realmente faz jus a essa metamorfose de linguagem. São roupas de fina estampa, de marcas consagradas e preferidas por gente de escol. Diz uma advertência judaica, tida até como preceito filosófico religioso, o seguinte: "COMA ABAIXO DE SUAS POSSES E VISTA-SE ACIMA DELAS". 

Se você, depois do seu almoço ou jantar, encontrar com alguém, não há raio-x em seu estômago para quem quer que seja saber se você comeu caviar ou pescoço de frango. Não faz a mínima diferença. Porém, se você sair do banho com uma roupa amassada, esfarrapada, maltratada pelo uso e pelo gasto pelos tantos tempos de uso, somados ao seu mau gosto em se vestir, pode estar ciente que isto será percebido, tanto consciente quanto inconscientemente, pelo primeiro interlocutor com que se deparar. Até mesmo os desmazelados na arte (ou relaxo) para se vestir, observam, notam e analisam e comentam que você não está com nada nesse quesito de vestir com mau gosto.


 Antigamente, e não há muito tempo, isso era um problema sério. E até eram comuns os usuários de roupas remendadas, no joelho e até nos fundilhos. Hoje isso é imperdoável até mesmo para um morador de rua.  A oferta de confecção hoje é tão expressiva que esta situação não é sequer imaginável. 

          Aquelas lojas de roupas usadas, depois apelidadas de Brechós, hoje prestam um serviço de utilidade público à elegância e à boa apresentação das pessoas. O preconceito decaiu muito. Até porque entre as jovens e meninas, é comum elas permutarem roupas entre si. Filhos usam as roupas dos pais, e a palavra "usado" vai se tornando muito relativa a cada dia que passa.

          Há muitos ditados que confirmam a importância da boa apresentação. Uma bastante antiga, ainda do tempo dos reis, proclamava que "pela jeito da carruagem dá para se saber quem vem dentro dela".  Portanto, vestir-se bem (sem necessidade de exageros, é claro) é um dever de toda pessoa, em qualquer idade. E sem desculpas para dizer que é pobre e que coisa de luxo custa mais caro ou está além de suas posses. Os brechós quebraram esse tabu há um tempo e a cada dia estão cada vez mais cheios de gente bem esclarecida com opções de escolher excelentes procutos a preços que parecem uma piada. 
    
        Concluindo, os Sebos -  lojas que vendem livros usados, ao contrário, nunca sofreram qualquer preconceito.  E a rigor, com as lojas de roupas usadas, já começa a acontecer o mesmo. Pois se você ler um livro usado, o mérito está apenas em você entender o que está escrito e nada mais. Nada mais nada menos do que vem escrito num livro novo que, por sinal, dá muito trabalho para você abrir a embalagem.


     Pelo título que encima esta página, os leitores poderão tirar conclusões menos inocentes, mas isso fica por conta  de cada um. O objetivo é erradicar todo e qualquer preconceito contra toda e qualquer questão atual. Preconceito é coisa que não se usa mais. Está demodè  e é de extremo mau gosto. E para arrematar, a própria Bíblia Judaico-cristã, através de um homem que sabia das coisas - o Rei Salomão, registra de forma taxativa; "NADA HÁ DE NOVO EMBAIXO DO SOL."

     
       
         


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...