SEGREDOS DA CRIATIVIDADE LITERÁRIA (excerto)

 ESCREVER  É  UM DESAFIO
Sim. Há os que aceitam esse desafio e seguem em frente. Aventuram-se sob o silêncio dessa arte entretecida de solidão.  Fazem verter da insônia, do amor ou do despeito novas idéias.

Mora em um reino acima da verdade e da mentira, onde só conta ponto  a estética e onde só impera a arte. Retiram do nada histórias fantásticas  que a própria vida não deixou acontecer.  Depõe sobre o papel a sua própria alma. Um escritor é como uma criança enlevada com um brinquedo. Não vê as horas escoarem do relógio.

Carlos Pena Filho, que se ocupou no estudo e análise do potencial criativo, principalmente poético, enfoca a convulsão que o artista experimenta enquanto concebe o fruto de sua arte. Ele ensina que não se trata de uma apreensão mental, mas um estar disponível à magia das palavras. É um ato de escuta, até que a primeira palavra aflore e nela se atrelem as demais.

Ainda segundo esse mesmo autor, citado pela crítica literária Marina Ferraz da Universidade Federal de Pernambuco:

“É preciso ir regando as palavras, uma a uma, partindo sempre da flor-palavra mais simples, mais local. Não se exige muita cor e muito espaço e jamais se apresse. Pelo contrário, deixe-se embalar por suas lembranças de infância”


Observação: Este é um pequeno tópico do livro de minha autoria, SEGREDOS DA CRIATIVIDADE LITERÁRIA, publicado e distribuído pela editora agbook.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...