CÔNEGO NAZARENO

Cônego Nazareno Paschoal Brissola ( *1906 + 1974)
 1º.Plano- Tuta, Toninho Copinho, Valdeci, ? , Coelho (falecido), Cruca, Cônego Nazareno, Zé Osmar Pestana (dr Medina), Bié Xavier, Demetrinho, Odair Bobbio e Patão Martins;   Plano- Bufu, Osnir Albanês, Marcato, Debastiani, Osni, Humberto, ? , Rosca (falecido), Zequinha, Caquica; 3º Plano :Porta-estandartes: Antonio Cabelo e Ditão (de Campos) 

Como religioso e como pessoa, ele deixou sólidos exemplos de cristianismo com a firmeza de sua fé e inabalável autoridade eclesiástica  em nossa cidade.


Um santo em Ipaussu
Já está em preparo o livro sobre o CÔNEGO NAZARENO, cujo nome completo é Nazareno Paschoal Brízola. O trabalho enfocará o período em que esse líder religioso foi pároco no município de Ipaussu.

Apoiando-se em testemunhos orais e escritos, bem como sobre estudos junto a todas as fontes possíveis, iremos desenhar esse líder católico de corpo inteiro. Cônego Nazareno, cujo nome integra o patrimônio histórico de Ipaussu e, aos que o conheceram ou dele ourivam falar, sempre guardam uma memória positiva e reconfortada.

Tanto isto é verdade, que o Cônego Nazareno não tinha seu nome e bom conceito restrito apenas a Ipaussu. Pessoas que dele ouviam falar, provinham de longe para com ele obter uma assistência espiritual.

Na verdade, esse líder religioso se tornou lendário e merece o resgate de sua história. Fico orgulhoso por ter sido cogitado pelo pároco local, Pe. Umberto, para providenciar o resgate de tão valioso vulto histórico de nossa terra ipauçuense.

Cônego Nazareno não nasceu em Ipaussu, mas foi o nosso santo em Ipaussu, por longos anos. No dia de sua morte,que consternou toda a cidade e região, bem como todo o clero, de Botucatu a Presidente Prudente, verificou-se que a árvore defronte a casa em que tantos anos viveu e serviu a esta comunidade, verteu o que se poderia chamar um pranto de despedida dos mais comoventes.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...