MENINOS EU VI


MENINOS EU VI

Hoje cedo,
Ao passar
 por uma rua qualquer,
Uma mulher
Contou-me a medo
Um segredo
Que prometi guardar
Enquanto eu puder...

Mostrou-me uma árvore
Verde, apesar do outono,
Numa encruzilhada de galhos
Uma pomba do ar,
Sentada sobre um ninho,
Serena a nos fitar.

Essa senhora contou-me
Que aquela ave silvestre
Tinha o seu par
A exemplo de todas
As pombas do ar.

“É uma bela e singela
História de amor
Que deveria ser comum e vulgar:
De idas e regressos alternados
E, sempre ao final
O gosto do esperado reencontro
Afiado na pequena ausência
A cortar a saudade daquele casal.”

Uma pomba do ar, o ar,
A árvore verde por inteira
Sobre o ninho
Tão pequeno quanto feliz!
Ergui meus olhos para o Alto.
Agradeci silenciosamente
Num mudo olhar,
Por sobre as grossas lentes,
Ao Criador, que com amor,
Inspirou uma ave
E deu-me olhos e óculos
Para ser o seu testemunhador.

Respondi à boa senhora:
- Afinal...por que o segredo?
Este quadro é um exemplo.
Ensina mais que Salomão
E esse ninho é  qual se fosse um templo;
Sinto Deus no coração
Quando o contemplo!

E ela assim disse:
“- Fica quieto, meu filho.
Não contes o que viste.
Você pode cometer um pecado
E fazer chorar uma criança triste!
Criança triste que nunca teve um ninho,
Pode leva-la a invejar
Um simples passarinho,
Filho de uma pomba do ar.
- Talvez ela atire uma pedra
Para vingar a própria infelicidade
E desfaça esse ninho para protestar,
Contra os homens e contra a sociedade,
Por não ter tido,
Como um pombinho,
Que vai nascer e cantar,
Ter seu próprio cantinho.”

Concordei.
Os olhos baixei
E prometi o sigilo,
Na esperança
De um dia poder contar a cada criança,
Sem carências de lares e asilos:

“MENINOS, VEU VI !
TRAGAM ARROZ E MILHO
PARA UMA POMBA DE DIETA
QUE DEU Á LUZ A UM FILHO
E INSPIRAÇÃO A MAIS UM POETA.


 (publicado em 14.6.1989, jornal A VOZ DO POVO, de Cornélio Procópio PR)



0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...