COMO O CAPITALISMO VALORIZA O SER HUMANO




No mundo da economia de mercado, tanto aqui quanto na China, o indivíduo é muito valorizado. Por uma razão muito simples: cada pessoa, em maior ou menor grau, é um consumidor. Com a agravante de também ser um contribuinte compulsório de impostos, taxas, emolumentos e o diabo a quatro.
De repente, num desfile por um  shopping, pedi ao meu costumeiro anjo da guarda que me informasse sobre os pensamentos despertados, por  minha insignificante  passagem, aos comerciantes e   prestadores de serviços. Eis o diálogo com meu anjo-intérprete:

            - Anjo, o que está pensando sobre mim aquele chefe de salão de cabeleireiro?


               - Ah, mesmo você sendo calvo, não deixa de ser uma boa sugestão para várias modalidades de negócios para ele: um aplique discreto de mechas, condizentes com seu perfil, preferentemente acaju, ou mais ou menos no tom do bigode usual do Sarney. Ou, em último caso, ainda que seja meio apelativo, uma peruca – um pouco mais em conta, claro – do que a usada pelo Silvio Santos – concluiu meu zeloso  guardador.

             Logo à frente, uma loja de vestuário e acessórios, e um olhar cravado em meu perfil nada anônimo como consumidor. Em se tratando de comprador, o que vier é lucro para quem vende. Perguntei ao anjo no que minha presença sugeria ao vendedor estacado na porta de vidro.

            - Ouça, esse pensa em lhe vender um chapéu. Talvez uma cartola, por sua idade. Pelo visto sua calvície enseja insights sugestivos. Este homem de vendas, agora, está despindo-o, para, se você parar por aqui, lhe sugerir a compra de cuecas, em meio a grande variedade. Você não escaparia mesmo que se desculpasse por usar somente o modelo samba-canção – disse em tom angelical num sacudir de asas. Já avaliou até o número que você veste. É “GG”.

       - Isto é o cúmulo, companheiro alado! Isso é devassar a minha intimidade, como mero objeto de uma transação de compra e venda.

            - Ele também pensa em lhe vender um sapato de Franca, uma cinta de Araraquara, uma bota de Ubirajara, uma camisa francesa, uma gravata italiana e tudo o que pode representar um lucro razoável. Por sua aparência, seu cartão de crédito deve ser de mil reais, mas uma vez que você goste dos produtos e do atendimento, se voltar mais vezes deixará mais dinheiro para o caixa da loja dele – sapecou o anjo entre sucessivas gargalhadas.

               E assim fomos pelo shopping afora, e assim foi meu  guia invisível traduzindo-me, com suas galhofas e risadas,  qual mote de inspiração eu sugeria aos diferentes homens e mulheres de vendas.

               Meu intérprete celeste deixou-me tão irritado que tomei-o por uma das asas e forcei-o a irmos para a rua tomar um táxi para sairmos dali o quanto antes. Eis que bem próximo, em letreiros sugestivos, uma viatura na cor cinza metálica uma  funerária está à procura da morte a domicílio


com seu marketing discreto, mas não menos cabotino. A esta altura, nem o asudo achou graça. Até ele acabou por concordar que tudo aquilo era demais. E fiel à sua proposta de  médium dos vivos, assim advertiu-me, sacudindo a cabeça:
- Sabe aquele motorista ali? Pois é. Ele sabe que você mede 1,69 m, tem 64 anos (o que significa estar praticamente “no ponto”), pesa 81,5 k, e não é tão chegado em flores, nem é dado a velas,  o que significa menos investimento em custo-benefício, indiretamente significando maiores lucros.


Em atenção ao um solícito taxista, entramos no veículo e fomos para a rodoviária pegar o ônibus para a roça. A viagem, do táxi e do ônibus foi tranquila e segura. À chegada, o meu companheiro invisível, além da costumeira proteção ainda me conscientizou de uma vantagem:

               - Pois é! No fim ainda saímos no lucro. Você pagou uma passagem só e viajamos nós dois...de táxi e de busão, e aqui estamos longe do assédio, visível e invisível, e menos invasivo do que o mercado puro sangue da metrópole.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...