VOCÊ SABE O QUE É SOLIDÃO?


Primeiramente, temos a observar que solidão não é um bicho de sete cabeças, nem o fim do mundo. Esta condição geralmente assusta mais os que a veem de fora do que as pessoas que a sentem por dentro.

Meu amigo, poeta, escritor e publicitário Otávio Bueno da Fonseca, de Piraju, de quem ora prefacio o seu livro de três andares de temas: Maravalhas - escreveu um texto que corta fundo essa palavra, no espírito e na própria carne.

Voluntariamente refugiado em sua fazenda nas proximidades de Jurumirim, obviamente plugado com a família através dos meios de comunicação que tem à mão, Otávio bebe a solidão e se embriaga de poesia.

Toda poesia, ou a maior parte delas, espelha um estado de espírito, dentro de um tempo e espaço determinado. A literatura, nem ela, consegue subtrair-se à dinâmica do Universo, cuja comparação que mais me agrada é com uma dança supostamente interminável.

Mas, sem delongas, vamos ao que ele escreveu sobre a solidão (dele, no caso),não talvez pelas mesmas palavras por ele usadas, mas são muito originais e profundas:

"O silêncio da minha solidão
é tão intenso,
que chego a escutar o crescer da minha barba
e até esse ruído se me faz imenso".

Após esta nota poética em oitava tão alta, fica difícil continuar o tom da música do meu texto. Mas vou tentar esta façanha, como um desafio amistoso, em atenção aos meus leitores a quem tanto prezo e respeito.

A solidão ao ser humano é tão necessária quanto o sono. Porque no silêncio, só nele, é que as coisas falam e se nos fazem entender a vida sem discurso nem opiniões do mundo. Mas devemos ficar atentos a essa condição, pela verdade óbvia de que todo excesso é prejudicial.

Na verdade, a solidão é um remédio inodoro, insípido e incolor. Oh que comparação feliz. A quem se atribui, em condições normais, essas qualidades : à água, você adivinhou facilmente. Mas há uma ressalva importante a ser observada.

Remédio não é alimento. E todo  medicamento excessivo eclode em consequências até difíceis de serem avaliadas pelos maiores especialistas. O alimento da vida de qualquer ser humano, é a convivência. Este, sim, deve ser fartamente usufruído, em toda a sua plenitude.

Solidão é um medicamento milagroso quando usado na dose certa e no contexto do que a pessoa vive com as demais. Pode até trazer o sabor de uma saudade, mas não é natural a ingestão desse remédio de forma permanente, invariável e teimosa. Estar solitário é como caminhar no deserto. É até agradável, tão somente pela expectativa do próximo oásis. 

4 comentários:

  1. Parabéns Mano Gê, maravilhaaaa!!!

    Gistei muito.......e recomendo!!!

    Abs;

    Ramiro Vióla.
    Botucatu - SP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Mano Ramiro. Sua recomendação é na verdade um forte ingrediente de que estamos ferindo temas de interesse do público.
      Grande abraço, Geraldo Generoso

      Excluir
  2. Nunca imaginei algo assim, em especial por comparar a solidão com a não solidão: "(…) a água, você adivinhou facilmente. Mas há uma ressalva impotante a ser observada." Geraldo, seu comentário deve ser incluído nesse livro!

    ResponderExcluir
  3. Legal, irmão Jairo, vindo de você só me cumpre acatar. Grande e fraterno abraço a você e esposa.

    ResponderExcluir

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...