2009 - CADERNO G (8.11.2009)



03:25 H da madrugada de 8 de novembro de 2009

A chuva se mantém estável. Líquida e certa sobre o quintal,em suave carícia sobre as plantas e à agradecida jabuticabeira. Continua intermitente.

O vento estapeia as bananeiras do terreno vizinho e esconde a mão.
Tentei conciliar o sono, mas lembranças de um personagem, ainda que em nada incômodas, insistiram em tirar do leito para o registro deste dia. Ou melhor, desta madrugada.

Desfilou por minha memória a figura de um ente muito querido e que sempre se faz presente no melhor das minhas recordações. Um tio de meu avô, o Tio-bisavô, Joaquim Caldeirão, desencarnado em 14 de outubro de 1959. Há exatos 50 anos (meio século) sua figura ainda não se apagou de minhas recordações. Não apagou até agora, não apagará nunca...

Mentira que o tempo encobre, anula, mata e sepulta a tudo e a todos. Imagino que nem ele saiba o quanto sua presença foi importante em minha infância lá na roça. Naquela vida de poucos atrativos, comparados aos da cidade.

Já entrado em idade avançada - (naquele tempo se envelhecia mais cedo) - mesmo sem ser letrado, ainda assim ele se fez inesquecível para toda a família e, em especial, para este que ora lhes escreve.

Ele me ensinou amar a vida, na certeza de que não são as coisas materiais que contam ponto no que se pode chamar de riqueza verdadeira.
Dias antes de partir para o derradeiro pouso, recomendou aos meus avós que me destinassem o seu arreio (tipo basto), praticamente o único bem do qual podia dizer-se dono.
Mas, o seu exemplo de coragem, retidão e amor pela vida, essa herança não tem preço, e me permitiu, em momentos difíceis, lá uma vez ou outra, sentir por perto a presença dele, como um fantasma amigo, que não me assusta, mas persiste no seu encanto até quando eu também me encantar no seio da eternidade.

0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...