AMOR DO CÉU E DA TERRA

Há circunstâncias realmente inexplicáveis neste nosso viver no mundo. Tudo o que pode ser dito pode ser contradito, porque em tudo prevalece a média, o meio termo, virtude com a qual a maioria de nós  não se afiniza.

A religião - no momento vejo (de relance, porque não dou meu tempo para assistir o que já sei de cor ) a eleição do novo papa da Igreja Católica. Num mundo em que tudo se torna laico, vejo cada vez mais tênue o poder religioso para direcionar a humanidade. Poder ou suposto poder, já que nos dias atuais, há um iluminismo tão grande que, se a Era dos Iluministas que fizeram eclodir a revolução francesa ainda estava no tempo dos lampeões, hoje tudo se clareia à luz do próprio sol.

Na oportunidade, intento ser o mais objetivo possível, não só com vistas a não ferir susceptibilidades e crenças - algo muito delicado e pessoal -, como para retratar a real situação em que nos encontramos em matéria de cultivo da elevação espiritual para uma vida melhor.

Enquanto não chegarmos à conscientização, à certeza interior de que "por nós mesmos e de nós mesmos nada podemos fazer" - continuaremos a nos debater às cegas quanto às prescrições que nos passam os líderes espirituais das várias (e a cada dia em maior número) denominações religiosas.

Haja vista para, em respeito a este espaço e ao tempo de meus leitores, a apregoação de que o correto é amar os inimigos. De pronto isto soa como um contrassenso. E não estão sem razão os ateus e os menos afeitos à leitura dos textos sagrados. Tal atitude soa utópica e irrealizável, até porque na batalha da vida, como ouvi em diálogo de um filme, "o primeiro dever do soldado é manter-se vivo".

Aí podemos chegar ao amor de mãe, cantado em verso e prosa. Que me desculpem os mais poéticos - e como é bela a poesia dessas almas -, mas esse afeto se funda no instinto. E a charada é resolvida de chofre porque as fêmeas, entre todo o reino animal, também amam suas crias incondicionalmente. Não significa subestimar esse tipo sublime de amor, que por certo também vem de Deus, como tudo Dele provém, manifesto na Natureza.

Mas a única possibilidade de se "amar aos inimigos e orar pelos que nos perseguem", como apregoa o evangelho cristão, inspirador de grandes almas, é somente quando, antes disso, a pessoa se dá, em sua busca espiritual legítima, verdadeira e sem fiascos ou hipocrisias, entregar-se ao Criador para que Ele faça essa transformação de ódio em amor.

Em nossa natureza interior, Deus já está presente em nosso íntimo, conforme preconizou Jesus Cristo, quando acusado pelos fariseus, de se proclamar divino, ao afirmar "EU E O PAI SOMOS UM", ao dizer com todas as letras: ´'VÓS SOIS DEUSES".

Portanto, hoje, quando há tantos e frequentes desentendimentos nas famílias, em que filhos chegam ao cúmulo de matar os próprios pais (e o mundo sempre teve essas barbáries), não é de se estranhar que só o instinto é insuficiente para nos guiar pelas melhores vias da existência.

É preciso deixar o Altíssimo entrar em nossas vidas, tomar assento e nos direcionar pela maneira certa, em direção ao céu, que é o nosso verdadeiro lugar. E que pode mesmo, este lugar, aqui e agora, ser esse céu que se busca tanto, por um anseio do mais fundo da alma, e que não encontramos em parte alguma, em instituição alguma e em lugar algum, senão a partir de nós mesmos.


0 comentários:

Postar um comentário

Comentários sempre serão bem-vindos!
Para assinar sua mensagem, escolha a opção "Comentar como -Nome/URL-" bastando deixar o campo URL vazio caso você não tenha um endereço na internet. Forte abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...